A X Conferência Municipal de Assistência Social ocorreu nos dias 13 e 14 de julho, e foi convocada por meio do decreto Municipal nº 055 de 19 de maio de 2017, a solenidade foi ministrada pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS Sr. Antônio Cardoso que em sua fala colocou-se a disposição do Prefeito e citou a importância e a valorização do S.U.A.S ( Sistema Único de Assistência Social ) na atual gestão. Na ocasião o  Prefeito José Arno Appolo do Amaral foi representado pelo Secretário Geral de Governo, Paulo Ramos.

O evento tem a realização da Secretaria Municipal de Trabalho Assistência Social e Cidadania (SMTASC) – Secretário Alexandre Rodrigues.
Estiveram presentes também os vereadores Airton Pacheco e Reginaldo Rocha.
Cerca de 200 pessoas participaram do evento, entre eles os delegados do CMAS, delegados do governo, delegados da sociedade civil e trabalhadores da assistência social da cidade, diretores e diretores-gerais, e a Sra. Lurdes Krieser, conselheira representante dos usuários do CMAS.
Tayna Arrochellas esteve coordenando a leitura da ata, e apresentou os painéis.
Priscila Vellada redigiu a ata de resumos dos palestrantes.

A Conselheira Fabiola Malaguez, representou “A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PCD (Pessoas Com Deficiência) e PCAH (Pessoas com Altas Habilidades) do Rio Grande do Sul. E a Conselheira Carla Capitânio representou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH).
Os debates foram divididos em quatro grupos, os eixos foram:

Eixo 1: A proteção social não contribuitiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
Eixo 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no (SUAS ).
Eixo 3: Acesso as seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais
Eixo 4: A legislação como instrumento para a gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

 

Conheça os delegados eleitos:

– Governo:
Simone Madelan Falcão
Otacílio Mendes
Glória de Fátima Silveira DE Souza
José Luiz da Silva Correia.

– Civil:
José Luiz Dornelles de Lima Júnior
Regina Ribeiro Soares
Sabrina Andrade
Tânia Maria da Silva

 

Texto: Sheron Vieira  Edição/Revisão: Celso Dornelles Fotos: Magno Derlon