Para marcar a volta dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) em Alvorada, na manhã da última sexta-feira(19) foi realizado o evento oficial de abertura da competição. A cerimônia no Ginásio Municipal Tancredo Neves serviu para os professores representantes das escolas do município fazerem o cadastramento das respectivas instituições para participar dos jogos. A expectativa é que o retorno JERGS após longo período sem a competição proporcione maior interação entre as escolas no município.

Depois do trabalho árduo que foram as inúmeras reuniões sobre a organização da competição escolar, as datas e locais das partidas que serão realizadas, dos árbitros que apitarão os jogos. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ) apresentou o cronograma da edição do JERGS de Alvorada. A cerimônia aconteceu no ginásio recentemente reformado, que há 15 anos ansiava por reparos. No total 30 escolas se credenciaram para a competição.

Dando início as atividades o cerimonialista convidou todos para ouvir a execução do hino nacional e em seguida o hino riograndense. Assim que as formalidades estavam concluídas, chamou para compôr a mesa de representantes oficiais da gestão municipal Valter Slayfer, vice-prefeito, Paulo Ramos, secretário-geral, Alcides Bolico, secretário de cultura, esporte e juventude e Neusa Machado Teixeira, secretária de educação.

Representando o prefeito Appolo, o secretário-geral Paulo Ramos cumprimentou os responsáveis pela volta do JERGS ao município e direcionou aos alunos um conselho: aproveitem o máximo possível este momento. Lembrou os presentes que “eventos esportivos entre escolas são uma grande oportunidade, para alunos e mestres”, pois servem para unir a comunidade. Completou com uma frase de Fabrício Carpinejar “sigam e persigam seus sonhos” para encorajar a juventude de Alvorada a sempre buscar o melhor que puderem na vida e afirmou que “a vitória nos jogos não é o mais importante, e sim a conexão que este evento proporcionará”.

Ao declarar que sente orgulho de reabrir o ginásio municipal, o vice-prefeito Valter Slayfer aproveitou para agradecer aos organizadores da competição por sua “dedicação dia e noite, inclusive nos fins de semana para trazer esta competição de volta”.

Alcides bolico, em seu pronunciamento, demonstrou satisfação em receber os alunos e professores na “casa” do esporte e da cultura alvoradense. “a nossa equipe fez tudo isso com muita garra, para que vocês possam usufruir”, declarou se referindo a reforma. A secretária Neusa Machado Teixeira também parabenizou o trabalho executado no ginásio, reiterando que este é um “momento de muita emoção”.

Para encerrar a cerimônia e trazer a participação dos jovens para o primeiro plano do evento, foi convidado um instrutor de dança para realizar atividades com os alunos e professores.

 

Texto: Mauricio Velasques / Revisão-Edição: Fábio Medeiros / Fotos: Magno Derlon