Diretor de Distribuição participou da vistoria, coordenada por técnicos da Empresa

Mais de 40 mil unidades consumidoras da CEEE Distribuição de Alvorada passaram a receber energia da subestação Alvorada 2. Uma visita técnica realizada pelo diretor de Distribuição, Giovani Francisco da Silva, e orientada pelos profissionais da companhia, nesta sexta-feira, 22, marcou a entrega da nova unidade para a população.

A atividade contou com a participação de autoridades do Município, a quem foi explicada a importância da obra e o impacto que ela traz para o desenvolvimento de Alvorada.

Neste ato o prefeito José Arno Appolo do Amaral foi representado pelo Secretário de Governo e Gabinete Dr. Paulo Ramos, que na oportunidade salientou a importância do investimento.

É um investimento da maior relevância, nós vamos garantir o abastecimento de energia elétrica para nossa população, garantindo que não tenhamos mais apagões como em outras épocas além de garantir investimentos para o Município. Estamos vibrando com esse novo investimento em Alvorada”, afirma o secretário.

A carga que antes era distribuída pela Subestação Alvorada 1 e Viamão 2, agora passa a ser dividida com esta nova unidade da concessionária, aumentando a capacidade de distribuição de energia e aliviando a carga dos outros alimentadores e transformadores. Desta forma, não só amplia a confiabilidade do atendimento aos clientes como permite que o Município tenha mais energia disponível, com garantia de abastecimento para atender inclusive novos empreendimentos.

Além da subestação, o empreendimento recebe energia de uma nova linha de transmissão de 69 mil volts (69 kV), que conta com a chamada dupla alimentação, por ser abastecida por linhas de transmissão que a interligam às subestações Viamão 3 e Gravataí 2. Essa configuração é importante porque, na maioria dos casos, se houver falha em uma das partes da linha, a outra pode assumir, reduzindo significativamente a possibilidade de interrupção nessas circunstâncias.

As obras, junto com a rede de alimentadores, representam investimento de aproximadamente R$ 30 milhões. Além da melhoria da qualidade, disponibilidade e confiabilidade do sistema, a extensão dos alimentadores que hoje atendem a região também fica menor.

Na prática isso significa que, a CEEE terá mais agilidade na identificação e no conserto de eventuais falhas. A subestação Alvorada 2 e a linha de transmissão foi financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O empreendimento faz parte de amplo plano de investimentos do Grupo CEEE nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em todo o estado do Rio Grande do Sul.

Os investimentos entregues têm o objetivo de garantir maior confiabilidade e segurança para o sistema elétrico do Estado, e, nesta oportunidade, contempla o atendimento ao município de Alvorada, com reflexos também em Viamão.