A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a segunda etapa da vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) segue até o final do ano no município. Meninas, entre nove e onze anos, que já receberam a primeira dose, já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para receber a segunda dose. Adolescentes entre 11 e 13 anos, que fizeram a primeira dose da vacina em 2014, também podem receber a segunda dose. O serviço é realizado em todos os postos de saúde e nas escolas da rede municipal conforme o cronograma da SMS.

Na primeira etapa da vacinação, que foi oferecida durante o primeiro semestre deste ano, foram vacinadas 1461 meninas, em Alvorada. O número corresponde a 26% do público alvo. A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é vacinar, no mínimo, 80% da população alvo, ou seja, 5644 meninas dos 9 aos 11 anos.  A Secretaria da Saúde lembra que é importante levar a carteira de vacinação ou a caderneta da adolescente para que seja realizado o registro da dose e determinar o prazo para a aplicação da próxima dose.

A partir de 2016, a primeira dose da vacina estará disponível apenas para as meninas de nove anos e não haverá mais a possibilidade de garantir a vacina para outras faixas. Fora da idade indicada, a vacinação somente poderá ser feita na rede privada, com custo superior R$ 300 por dose.

 

Saiba mais:

O HPV é um vírus sexualmente transmissível. A vacina garante a proteção contra o câncer de colo do útero, que é a terceira maior causa de morte nas mulheres do Brasil, além de outros tipos de vírus. Para garantir a proteção contra o câncer de colo do útero deve ser feito três doses da vacina para a imunização tenha efeito. A terceira dose da vacina deve ser realizada após cinco anos, conforme calendário determinado pelo Ministério da Saúde.