Com um novo olhar para a saúde mental, a secretaria municipal de saúde, através da secretária Neusa Abruzzi, realizaram formação e qualificação dos profissionais da área de saúde mental, na ultima semana. Na oportunidade foi apresentada a equipe médica de trabalho da atenção básica, os novos formulários de encaminhamento e acompanhamento de pacientes além das novas rotinas de matriciamento.

Com esta medida a secretaria busca não só ampliar, mas qualificar os atendimentos básicos que são prestados aos pacientes.

Esta formação teve também como prioridade, discutir e debater temas de extrema relevância na questão dos atendimentos e acompanhamentos dos paciente ao longo de seu tratamento, visando garantir um atendimento mais abrangente e qualificado através do fortalecimento de uma política efetiva de formação continuada, que envolve tanto as equipes de saúde mental como a da atenção básica.

Segundo a secretária de saúde Neusa Abruzzi

“O nosso grande desafio na construção de políticas públicas, consiste na elaboração de um processo de trabalho mais solidário, integral que possibilite o acolhimento, o vínculo, a construção de espaços de valorização das subjetividades, propiciando o resgate da cidadania e autoestima dos cidadãos em sofrimento mental”. Finalizou Neusa

Este trabalho tem a coordenação da Assistente Social, Camila, Dr. Mário e  Dr. André

Os próximos encontros ocorrerão mensalmente nas próprias unidades básica de saúde, onde a equipe volante de profissionais irá auxiliar na busca de soluções para os problemas específicos daquela comunidade.

Texto: Fábio Medeiros/ Fotos: SMS