Autora: Daisy Mello.

Introdução:

Antes do início do recesso de julho dos professores no município de Alvorada, Rio Grande do Sul a Prefeitura da cidade, de forma mais especifica, a SMED realizou uma formação para estes servidores, em formato de “mesa de relatos”. Após a especificação de temas por área do conhecimento que seriam trabalhados durante este evento, alguns profissionais foram escolhidos para apresentar seus relatos, experiências e troca de conhecimentos/ideias.

Fiquei muito feliz em ser convidada a dividir minhas experiências no quarto ano com os colegas de todo o município. Neste relato irei explicar com mais detalhes minha fala naquela oportunidade e como ouvir relatos de minhas colegas acrescentou em meus conhecimentos.

Ensinar para mim é maravilhoso, ver os alunos aprenderem com prazer então é muito gratificante. A fala que realizei durante este relato tinha alguns pontos específicos como: Conhecer seu aluno, trata-lo como um ser único e principalmente ama-los.

O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa como um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, devem ser especialistas do amor: intérpretes de sonhos.
(ALVES 2000)

Eu gosto de ensinar de uma forma lúdica e divertida, entro no personagem, adoro me fantasias pois acredito que a fantasia deia a aprendizagem mais interessante. Procuro sempre que possível mudar a rotina, os ambientes, explorando todos os espaços disponíveis na escola.

Sou uma professora que adora participar de passeios, acompanhar meus alunos, vivenciar estes momentos junto com eles, estou pronta para todos os eventos mesmo tendo que levar os alunos no meu carro particular, em domingo, ou em dia da minha hora atividade.

Procuro sempre conhecer cada um de meus alunos e suas dificuldades, para poder planejar atividades onde possa atingir toda a turma. Para as avaliações utilizo sempre o mesmo tema, porém as atividades são feitas diferencias para cada aluno conforme suas limitações.

A integração dos alunos é feita sempre de forma bem divertida onde em todos os projetos, cada aluno tem sua participação. Como a turma que recebi este ano é bastante heterogênea é sempre necessário valorizar o pouco de crescimento que cada um conseguiu.

Na semana da literatura infantil, montamos uma sala temática onde convidamos as turmas do primeiro ano da escola para ouvir uma contação de histórias especial feita pela turma 414. Para que este projeto fosse desenvolvido foi necessário, dividir a turma em grupos onde cada grupo escolheu sua história criou cenário e organizou vestimentas e lembrancinhas. Todos os alunos tiveram participação tanto na organização quanto na apresentação. As histórias foram divididas em partes onde cada um contou uma pedacinho, alguns precisaram decorar, pois ainda não sabiam ler, outros não quiseram ler mas encenaram, enfim todos contribuíram para que o projeto fosse um sucesso. O encerramento deste projeto me demonstrou alunos mais confiantes e felizes.

Foi maravilhoso vivenciar cada momento deste projeto, aprendi muito mais do que ensinei!

Conclusão:

Então é preciso que aqueles que recebem os seus alunos, sintam prazer. Se isso não acontecer, vocês terão fracassado na sua missão, como uma cozinheira que queria oferecer prazer, mas a comida saiu salgada e queimada…
O mestre nasce da exuberância da felicidade. E, por isso mesmo, quando perguntados pela sua profissão, os professores deveriam ter coragem para dar a absurda resposta: “Sou um pastor da alegria…” Mas é claro, somente os seus alunos poderão atestar da verdade da sua declaração…
(ALVES,2000, pag. 13)

Conforme relatei acredito que o professor tem papel fundamental na aprendizagem do aluno. Não apenas transmitindo conhecimentos, mas acima de tudo motivando-os e incentivando-os a sempre buscar o conhecimento, em toda e qualquer atividade proposta, pois se aprende e ensina-se todo o tempo em todas as situações é necessário apenas querer.

retorna sumario