Depois de ter um áudio viralizado nas redes sociais, Pierre Chagas, de 15 anos, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Dihl, virou celebridade em Alvorada.
“Oh, meu… Tu ratiou em ter faltado a aula, parça. Tu ratiou muito, muito, muito, muito, meu. Oh, logo hoje que tu faltou, filho, foi chuchu ao molho branco, iscas de frango, arroz e feijão, salada de tomate e banana na sobremesa”.
E continua: “Mano, tu rateou, cara. Eu e o Cauã, a gente comeu três concha, três concha de galinha, filho. Primeiro, a tia serviu lá pra gente só duas concha, mais dois pedação de galinha, assim, né, pra cada um. Aí quando a tia saiu do bagulho da concha lá, aí quando ela ia se sentar, a gente correu, foi, pegou a concha e tacou-lhe três conchada de galinha, filho. Oh, três conchada de galinha, meu. Repito: três conchada de galinha. Tinha que ver. Oh, saímo de lá embuchado, meu”, diz o áudio que Pierre enviou ao colega Igor Braga, de 13 anos, que havia faltado a aula. Depois de viralizado, o áudio do menino virou diversos memes na internet: “três conchadas de galinha”.


O que num primeiro momento parece apenas uma brincadeira, mostra a importância da merenda escolar para alimentação de milhares de crianças e adolescente de Alvorada. As escolas municipais servem por dia cerca de 100 mil refeições para cerca de 20 mil alunos, desde o café da manhã a janta. Na escola Frederico Dihl, o refeitório é comandado por três mulheres: Cheila Adriana, 43 anos, Camila Oliveira, 29 anos e Ivone Teixeira, 61 anos.


No dia 2 de maio o prefeito José Arno Appolo do Amaral recebeu a visita dos ilustres meninos em seu gabinete. Na oportunidade não pôde faltar o bordão que ficou famoso: “mano, tu ratiou… três conchadas de galinha….”.
Segundo o prefeito, que estava acompanhado pela Secretária de Educação, Viviane Dutra, esse clima de alegria e satisfação acontece graças ao empenho das escolas em oferecer um cardápio balanceado para os alunos de maneira diária e totalmente gratuita. Tal fato, inclusive, foi tema de uma crônica do escritor David Coimbra, no jornal Zero Hora, onde ele compara a merenda servida nas escolas americanas às de Alvorada, sendo que na cidade gaúcha temos um verdadeiro cardápio diversificado com todos os nutrientes que os alunos necessitam, enquanto que nos Estados Unidos os alunos recebem pizza e bolo durante as refeições na escola.


Para Appolo, “é uma satisfação ver esses meninos, que são o retrato de nossos alunos, bem alimentados e nutridos, podendo focar sua concentração nos estudos para concorrer em igualdade com os demais”, finaliza.
A visita foi acompanhada pela vereadora Neuza do Salgado; Secretário de Governo e Gabinete, Paulo Ramos; da Fazenda, Marcelo Machado, e pela Diretora da Escola, Rita de Cássia.

Texto: Fábio Medeiros / Fotos Eduardo Porto