Cadastro Único – O que é e para que serve?

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Mais informações clique aqui.

 

Programa Bolsa Família – O que é?

O Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Ele foi criado em outubro de 2003 e possui três eixos principais:

Complemento da renda — todos os meses, as famílias atendidas pelo Programa recebem um benefício em dinheiro, que é transferido diretamente pelo governo federal. Esse eixo garante o alívio mais imediato da pobreza.

Acesso a direitos — as famílias devem cumprir alguns compromissos (condicionalidades), que têm como objetivo reforçar o acesso à educação, à saúde e à assistência social.

Articulação com outras ações — o Bolsa Família tem capacidade de integrar e articular várias políticas sociais a fim de estimular o desenvolvimento das famílias, contribuindo para elas superarem a situação de vulnerabilidade e de pobreza. Mais informações clique aqui.

 
Links Úteis:
 
Cadastro Único Bolsa Família – https://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico/
*Acesso pelos navegadores Mozilla Firefox ou Internet Explorer.
**Para Consulta de Benefícios do Município de Alvorada, selecione UF: RS e Município: Alvorada 
 
CENTRAL DE RELACIONAMENTO DO MDSA: 0800 707 2003 opção 5
SIC – Serviço de Informações ao Cidadão (nos termos da Lei de Acesso a Informação – LAI): (61) 2030-2086 e 2030-2087

Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800-726-0207 (Sobre o cartão e saque do seu beneficio, ou se quiser devolver o seu benefício).