Tarde de troca de experiências entre PIM e Articulador jovem de Saúde

Na tarde dessa segunda-feira (09), os programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Articulador Jovem de Saúde, realizaram um encontro para troca de experiências e compartilhar conhecimentos além de falar dos desafios dos jovens participantes. Em Alvorada o programa é desenvolvido desde março de 2019 e conta com quatro jovens articuladores.

Após o encontro as equipes se deslocaram até o bairro Intersul para cadastrar novos endereços para visitação. O objetivo do Articulador é facilitar o acesso de jovens aos serviços de saúde preventiva, auxiliar no combate ao uso de drogas álcool e especialmente jovens em situação de vulnerabilidade. A metodologia utilizada são visitas domiciliares uma vez por semana.

O Articulador jovem de saúde é um programa do Governo Estadual, em que os municípios participantes podem contar com até quatro jovens articuladores, que farão visitas semanais nas residências, captando jovens que mais tarde participarão de oficinas nas UBSs, além de palestras e viagens. Essa iniciativa fortalece a rede de atenção primária do município e estimula protagonismo juvenil diante de sua comunidade.

Saiba mais:

PIM; tem suas ações voltadas a visitas domiciliares semanais a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, o programa ajuda não só as crianças, mas também os visitadores, principalmente no desenvolvimento de habilidades práticas e acadêmicas.

Articulador Jovem; com a finalidade de mobilizar a juventude gaúcha em articulação com a Rede Básica de Saúde, a iniciativa garante incentivo financeiro para seleção de projetos e contratação de jovens para atuarem em municípios com Territórios de Paz ou com altos índices de violência. Promover a mobilização da juventude gaúcha em articulação com a Rede Básica de Saúde é um dos principais objetivos do programa.

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: CCS / Fotos: Divulgação