A prefeitura Municipal de alvorada através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e Cidadania SMTASC, promoveu no dia 8 de novembro do evento #DiaLaranja, com o tema “A Articulação da Rede de Proteção a Meninas e Mulheres Vítimas de Violência”. Realizado na câmara de vereadores de Alvorada.

Celebrado a cada dia 25, o Dia Laranja pelo fim da violência contra as mulheres e meninas alerta para a importância da prevenção e da resposta à violência de gênero. Cor vibrante e otimista, o laranja representa um futuro livre de violência, e convoca à mobilização todos os meses do ano, culminando no 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.

O Dia Laranja integra a campanha do secretário-geral da ONU “UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, lançada em 2008, com o objetivo de dar visibilidade e aumentar a vontade política e os recursos designados a prevenir e responder à violência de gênero.

Durante a palestra a advogada Mariza Iracet, reforçou a importância das medidas de prevenção para reduzir o número de mulheres e meninas que sofrem qualquer tipo de agressão. “Precisamos nos organizar pois nosso papel é fundamental para mudar esse cenário”.

Na oportunidade a delegada Karina Heineck, agradeceu a presença de todos os participantes e reforçou engajamento nesta causa. “Nos temos que nos empoderar nas palavras, mas também em nossas ações, e temos que caminhar lado a lado para fazer com que essas politicas aconteçam”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência contra mulheres e meninas é um problema de saúde pública no planeta. A OMS estima que 35% das mulheres ao redor do mundo sofreram casos de violência física ou sexual do parceiro íntimo ou violência sexual sem relação com o parceiro ao longo de suas vidas.

Compondo a mesa de autoridades os secretários: Alexandre Lobão, Trabalho, Assistência Social e Cidadania; Neuza Machado Teixeira, Educação; Simone Falcão, coordenadora da PSE de Média Complexidade; Clarissa Troyano, representando a secretária da Saúde, Neusa Abruzzi; Rosa Feijó representante da Coordenadoria da Mulher; Ridetti Gomes, representando o Gabinete do Prefeito; Karina Heineck, Delegada da DEAM, Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher; Joyce Monique de Aguiar, representante da OAB de Alvorada e Marcelo Renã Lopes, assistente social e representando o poder legislativo as vereadoras Irmã Sara e Claudia Girelli.

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Fábio Medeiros / Fotos: CCS