A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta quarta-feira (27), na Praça Central, o lançamento do programa de combate e prevenção a Tuberculose.

Essa Campanha têm como objetivo alertar a população para a necessidade de aderir e completar o tratamento da doença, contribuindo assim para o controle da Tuberculose no Brasil. A campanha também aconteceu nas unidades básicas de saúde do município.

Neste ato de lançamento do programa de combate e prevenção a tuberculose, a Secretária de Saúde Neusa Abruzzi, destacou a importância de se buscar orientações médicas caso seja confirmado alguns sintomas como tosse seca por mais de 15 dias, suor noturno e cansaço deve colocar o paciente em alerta.

O tratamento da tuberculose é totalmente gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), basta o paciente buscar atendimento em qualquer UBS da cidade ou no PAM 8 ”, finalizou Neusa.

Durante o dia foram realizadas palestras, atividades ilustrativas e exame de escarro em todos os postos de saúde do Município.

Esta ação contou ainda com o apoio da da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, através do Secretário Sergio Coutinho, da Enfermeira Coordenadora do Programa Municipal da Tuberculose, Elida Larronda, Médicos, Enfermeiros, Agentes de Saúde.

Saiba mais!

A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra.

Os principais sintomas são tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre (noturna) e suor noturno. Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose como uma emergência global.

Texto: Gabriela Turella/ Revisão e Edição: Fábio Medeiros/ Fotos: Beatriz Schwartz