Na última quarta-feira, 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Água. Para lembrar a importância desse bem natural, a Secretaria Municipal de Educação montou uma banca próxima a entrada da SMED. No local, a coordenadora da Sala Verde, Valéria da Silva, realizou a distribuição de água mineral para os funcionários e para quem visitou o espaço ao longo do dia. A ação, que contou com a parceria da empresa Vida Leve, teve como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a necessidade da água para a sobrevivência dos seres vivos.

Saiba mais:

Desde 22 março de 1993, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi sugerida pela ONU ao longo da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92). A partir de então, a ONU define um tema atual com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

A Organização das Nações Unidades (ONU) definiu que em 2017 a temática a ser discutida é a coleta, tratamento e reúso de água residuais, ou seja, da água descartada pela indústria, comércio, residências e agropecuária. Mesmo que seja imprópria para o consumo, as águas residencias, popularmente conhecida como esgoto, pode ser reutilizada novamente após tratamento adequado.

Segundo a ONU, os benefícios a saúde humana e desenvolvimento sustentável são maiores que os custos gerado pela gestão dessas águas. Atualmente, apenas 20% desses recursos hídricos passam por tratamento sanitário no mundo. Os outros 80% voltam à natureza levando a poluição do uso humano.

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Celso Dornelles/ Fotos: Divulgação SMED