A Secretaria Municipal de Educação (SMED) divulga através da Secretária Neuza Machado Teixeira as principais ações realizadas ao longo do ano no Município.

Uma das primeiras ações realizadas foi a reativação dos ônibus escolares, gerando uma economia de aproximadamente R$ 272.020,34 durante o ano, além de reduzir o cadastro de vale transporte de 1.712 para 632 alunos.

Na modalidade Educação Infantil houve uma ampliação, no ano de 2016 haviam 58 turmas na rede municipal de ensino e em março de 2017 foram a ampliadas as vagas, totalizando 66 turmas.

No início do ano letivo aconteceu a entrega de kits e uniformes escolares para todas as escolas municipais da rede. A merenda também foi uma preocupação da Secretaria, priorizando nas escolas uma alimentação nutritiva e de qualidade para receber os alunos.

Durante o ano foram promovidas formações continuadas, com o objetivo de incentivar a troca de experiências e aprimorar o trabalho pedagógico dos profissionais da educação. Envolvendo os profissionais dos anos inicias, anos finais, EJA, bibliotecas, supervisão, orientação, secretários, cozinheiras e funcionários das escolas, sala verde, inclusão, educação musical, diversidade e robótica.

Através de uma parceria com o Governo do Estado e com a Associação São Jerônimo, a secretaria revitalizou o espaço Milton Santos, que oferta cursos e sedia o Centro da Juventude de Alvorada. Outro espaço reativado foi o Centro Florestan Fernandes, que disponibiliza cursos profissionalizantes e também é polo dos cursos “UNIAFRO” e “Educação, pobreza e desigualdade social”, em parceria com a UFRGS.

A Secretaria também promoveu e participou de eventos como o Desfile Municipal, Recrearte, Acampamento Farroupilha, Consciência Negra e Jergs/ Parajergs.

Durante o ano de 2017, a SMED acompanhou, através da atuação efetiva da Assessoria Pedagógica, as 28 escolas municipais, além das creches conveniadas. Orientando o trabalho pedagógico e auxiliando na reestruturação dos Projetos Políticos Pedagógicos, firmando o seu compromisso com a educação de qualidade. Para 2018 há a previsão de termos em nossa rede 96 turmas, totalizando 592 vagas a mais do que era ofertado em 2016. Estão também no cronograma a inauguração das escolas E.M.E.F. Vaguenir Manoel de Fraga, E.M.E.I. Alícia Fernandes, E.M.E.I. Eva Furnari, com o objetivo de ampliar o atendimento.

A secretária Neuza, ainda agradeceu a todos os funcionários da secretaria municipal de educação, que ao longo do ano não mediram esforços para melhorar e transformar a educação no município de Alvorada.

Texto: Gabriela Turella/ Revisão e Edição: Fábio Medeiros / Fotos: Divulgação