Entre as diversas atividades culturais apresentas na 17ª feira do livro de Alvorada, a secretaria municipal de educação lançou e apresentou a todos o SMED Cine Bus, um projeto de cinema itinerante.

Idealizado pelo motorista da secretaria, Edisom Gadatulia, que teve o apoio das últimas três secretárias que comandaram a pasta, a vereadora Neuza do Salgado, a secretária de Planejamento e orçamento, Viviane Dutra, e por fim a atual secretária de Educação, Nadir Machado, o projeto tem o objetivo de proporcionar lazer aos alunos, aliado a conteúdos pedagógicos, trazendo aprendizado fora da sala de aula, por meio do cinema, além de tornar a cultura acessível a todos.

O Cine Bus percorrerá todas as escolas municipais da cidade, inicialmente levando filmes curta-metragem de produção local e documentários para o público que possui grande dificuldade de acesso às salas de cinema tradicionais, seja pela distância, ou preço dos ingressos. Além disso, visa oferecer as oficinas de cinema estudantil a um número maior de alunos.

O local é um antigo ônibus escolar que não pode mais ser utilizado para o transporte, devido a legislação atual. Os recursos utilizados são oriundos da secretaria municipal de educação e a mão de obra utilizada para que todas as adaptações fossem feitas foi dos servidores públicos municipais. O ônibus contará com equipamentos de ar-condicionado, som estéreo, tela de projeção além de 32 poltronas.

Texto: Endyel Costa / Fotos: Divulgação