A Prefeitura de Alvorada, em conjunto com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), inaugurou nesta segunda, dia 27 de março, a nova agência do Sistema Nacional de Emprego (SINE) no município. O atendimento, que havia cessado no final do mês de dezembro de 2016 devido à gestão anterior não ceder o espaço necessário, agora ocorre na Av. Getúlio Vargas, esquina com a Rua Roberto de Souza Feijó, em frente ao camelódromo das 7h às 17h. A volta do funcionamento da agência FGTAS/SINE no município permite que os moradores de Alvorada não precisem mais ir até Porto Alegre para utilizar os serviços.

A inauguração

Na cerimônia de inauguração do novo local de atendimento do SINE, o Diretor-Presidente Administrativo Gilberto Francisco Baldasso destacou o dever de “aproximar empresas que necessitam de profissionais aos trabalhadores que buscam colocação no mercado de trabalho” e o compromisso com a população que procura as agências do SINE. Ele elogiou o prefeito Appolo, e a prefeitura de Alvorada de modo geral, pelo engajamento no processo para restabelecer o serviço na cidade.

A importância da união entre o povo e o funcionalismo público foi abordada como fator chave para o desenvolvimento da cidade. Em sua fala, o prefeito Appolo garantiu que tem “convicção de que será um serviço bem prestado porque nós vamos exigir isso: um bom atendimento à nossa comunidade”.

O evento teve também a presença do vice-prefeito Valter Slayfer; o secretário-geral de Governo e Gabinete, Paulo Ramos, secretário da Fazenda, Marcelo Machado, secretário de Administração, Luiz Carlos Telles, secretário de Planejamento e Habitação, Vladimir Massa, secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Alexandre Lobão, e a secretária de Educação, Neuza Machado Teixeira; os vereadores Gerson Luis, Airton Pacheco e Jackson dos Santos; o Tenente Coronel Estivalete; Maria da Silva Goulart, representante do deputado estadual Maurício Dziedricki, o diretor do Colégio Érico Veríssimo, Luiz Daniel da Silva, e a conselheira tutelar, Fernanda Maciel.

O funcionamento

Na manhã desta segunda-feira, já haviam pessoas sendo atendidas na agência no centro da cidade. O serviço de captação de vagas e intermédio entre empresa e empregado ocorre normalmente. Outros serviços como a confecção de Carteira de Trabalho e Previdência Social, encaminhamento do seguro-desemprego e confecção de Carteira de Identidade deverão ser integrados nas próximas semanas, pois precisam de liberação do Ministério do Trabalho. Também é esperada para os próximos dias a instalação de um guichê do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Texto: Mauricio Velasques / Edição-Revisão: Celso Dornelles/ Fotos: Magno Derlon / Leonardo Ferreira