O Parque Municipal Lagoa do Cocão nesta tarde ensolarada, do dia 10 de julho, tornou-se cenário do book fotográfico para mães em período gestacional, realizado pela Prefeitura Municipal de Alvorada, através do Programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Em segunda edição, as mães que são acompanhadas pelas visitadoras do programa, foram fotografadas com a paisagem natural de fundo, que além da lagoa, é composta por abundância de fauna e flora. O que enaltece a beleza da fotografia que será entregue às gestantes.

Segundo a organizadora do projeto, Isabel Siqueira a iniciativa de ter a extensão do book no parque que tem a riqueza de paisagem natural, surgiu após ela perceber que outras pessoas estavam usando esse espaço público para fazer books particulares.

Percebi que poderíamos usar este espaço para deixar ainda mais bonito o book para as mães participantes, a Lagoa do Cocão é um local maravilhoso e valoriza a cidade de Alvorada”, disse.

Para que o momento fosse marcante para as mães, algumas delas que já sabiam o sexo dos bebês, tiveram o ensaio personalizado com diversos acessórios, produção de maquiagens e plaquinhas com frases descontraídas, produzidas pela própria equipe do PIM.

A espera de Eloisa, a gestante Elizandra Fernandes, 24 anos, revelou a emoção de poder participar deste projeto:

Estou amando esta oportunidade, nunca tive condições de realizar este sonho. Tenho mais três filhos e nunca pude fazer o book de gestante, pois tinha que priorizar a compra de produtos necessários.

O que pra uns pode ser supérfluo, para mim é a realização de um sonho”.

Além de Elizandra, a gestante Paloma Fogaça, afirmou que o book para ela, também é a realização de um desejo particular. Apesar de não saber o sexo do bebê, conta que as fotografias valorizam o momento da gestação, além de reconhecer o trabalho de acompanhamento que o PIM tem realizado com as gestantes.

O PIM está cuidando dos detalhes, estão nos dando a chance de poder concretizar algo de grande valor. Uma oportunidade única.”, conclui.

O projeto book de gestantes tem o apoio da Secretaria de Saúde, através da Secretária Neuza Abruzzi, que apoia a importância da valorização do vínculo familiar, tanto ao acompanhamento da criança desde o ventre.

As fotos serão entregues no mês de agosto, no evento Agosto Dourado, que terá palestras alertando as mães participantes da importância do aleitamento. O próximo book de gestantes está programado para o ano de 2020.

Texto: Caroline Romero / Edição e Revisão: CCS / Fotos : Renato Mayer