A Prefeitura Municipal de Alvorada, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta quinta-feira (26) diversas atividades alusivas ao Dia D contra a Tuberculose.

Durante todo o dia foram realizados nas unidades básicas de saúde (UBSs) serviços de orientação, palestras, entrega de material informativo nos ônibus e comércios do Município além de coleta de escarros para diagnostico precoce da tuberculose.

Na próxima sexta-feira 27 de setembro acontece a Caminhada “Alvorada Livre da Tuberculose”. O local de saída será em frente o PAM 8 às 10h, até a prefeitura Municipal, encerrando assim a Campanha no Município em 2019.

Saiba mais sobre o assunto:

A Tuberculose é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. Atinge principalmente os pulmões (tuberculose pulmonar) mas pode acontecer também em outros órgãos e sistemas (tuberculose extrapulmonar). É transmitida pelo ar de pessoa a pessoa através da tosse, fala ou espirro. Lembrando que os principais sintomas da doença são: tosse prolongada por mais de três semanas com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre e suor noturno. O tratamento da tuberculose é totalmente gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), basta o paciente buscar o atendimento em qualquer unidade básica de saúde (UBS) da cidade ou no Pronto Atendimento Municipal (PAM8).

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Alexandre Ramos / Fotos: Divulgação