Com a chegada do inverno as equipes da Secretaria Municipal do Trabalho Assistência Social e Cidadania (SMTASC) estão intensificando as abordagens a pessoas em situação de rua.

O objetivo da ação é ofertar abrigo em local seguro durante as noites de frio intenso que se inciaram. O local disponível é de fácil acesso e conta com uma equipe de apoio para receber aqueles que procuram o serviço.

Esse trabalho de “abrigagem” é permanente em toda cidade, porém nessa época tem mais procura devido ao fator climático. As abordagens noturna já são uma prática das equipes de assistência, que reforçam aos moradores de rua a necessidade de procurarem um local aquecido para dormir, alimentar-se e realizar sua higiene pessoal.

De acordo com o Secretário do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Alexandre Lobão, durante as abordagens é oferecido todo o suporte disponível no município para a pessoa que quiser deixar de viver em situação de rua. Diante do consentimento, a pessoa é acolhida e recebe ajuda na sua reinserção na sociedade, acesso ao mercado de trabalho e fortalecimento de vínculo familiar.

Segundo o prefeito José Arno Appolo do Amaral, a prefeitura faz tudo que está a seu alcance para auxiliar as pessoas em vulnerabilidade social. “Com o rigor de nosso inverno as pessoas em situação de rua ficam vulneráveis as intempéries da estação. A prefeitura faz o que está a seu alcance para minimizar as consequências do frio, mas é preciso que a pessoa a ser assistida dê consentimento para abrigagem. Cada cidadão pode fazer a sua parte ajudando na Campanha do Agasalho do município doando o que está parado no armário e não tem mais utilidade. Isso pode ser o diferencial para muita gente que precisa”, finaliza.

A casa fica localizada na rua Icarai, 352.
Quem quiser fazer doações basta entregar no endereço acima.

Texto: CCS