O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) do Rio Grande do Sul comemora nesta quarta-feira, 26 de abril, seu 16º aniversário. Para marcar a data, foi realizado um evento no Clube Fenix (CCTSCIGAPA), em Canoas, reunindo autoridades de seguranças de todo o Estado. O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Alvorada, Sérgio Coutinho, representou o prefeito Appolo na solenidade.

A abertura do evento contou com uma apresentação do hino nacional feita pela Guarda de Honra da Brigada Militar. Após, teve início uma série de condecorações tradicionalmente realizadas nas atividades alusivas ao aniversário do CPM.

A primeira delas foi a homenagem aos policiais que foram para a reserva remunerada em 2016 como forma de reconhecimento pelo desempenho das atividades de policiamento ostensivo durante 30 anos. De Alvorada, esteve o 1º Tenente Jorge Hamilton Waltman Rodrigues, que teve a homenagem entregue pelo Tenente-Coronel Carpes, comandante do 24º BPM de Alvorada.

Dando seguimento ao encontro, foi feita a entrega da Comenda do Comando de Policiamento Metropolitano às pessoas que colaboraram de forma destacada com a segurança pública das comunidades que integram o CPM. O delegado de polícia de Alvorada, Luis Carlos Rolsing e o 1º Sargento Julio Cesar Silva dos Santos, do 24º Batalhão de Polícia Militarm estiverem entre os agraciados com a láurea.

Instituídas pelo Decreto Estadual Nº 8105/1951, a entrega das medalhas de serviço policial militar para quem contribuiu por 10, 20 e 30 anos sem cometer infrações, além de cumprir outros requisitos, à corporação também fizeram parte do evento de comemoração.

Em seu discurso, o comandante do CPM, Coronel Altemir Silva de Lima destacou a importância do trabalho realizado pelos batalhões instalados em nove municípios da região metropolitana. “Temos uma população fixa de 1,5 milhão de pessoas, mas uma população flutuante de mais de 4 milhões”, completa. Ele ainda destacou a parceria de prefeituras, utilizando Alvorada, que deu a posse do espaço em que o 24º BPM está instalado há 45 anos: “A Prefeitura de Alvorada nos premiou com um terreno”, lembra.

Saiba mais:

O Comando de Policiamento Metropolitano foi criado em 26 de abril de 2001 pelo Decreto Estadual 40.735. Instalado em Canoas, é responsável pela coordenação das atividades adminstrativo-operacionais de sete Batalhões da Brigada Militar espalhados em nove municípios: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Viamão, possuindo uma área de responsabilidade territorial de mais 4 mil quilômetros quadrados, abrangendo uma população de 1,5 milhão de pessoas.

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros/ Fotos: Magno Derlon