A Secretaria Municipal de Educação de Alvorada recebeu dois novos micro-ônibus que serão utilizados para o transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino da cidade.

Os veículos são da marca Volare e tem capacidade para transportar 22 alunos. Ambos são adaptados com total acessibilidade para transportar estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida, além de contar com total segurança interna e externa.

A cerimônia de entrega aconteceu no Paço Municipal onde a Secretária Municipal de Educação, Viviane Dutra, recebeu das mãos do prefeito José Arno Appolo do Amaral e da vereadora Neuza Machado Teixeira as chaves dos novos veículos. A compra dos ônibus foi realizada em dezembro de 2018, durante a gestão de Neuza Machado Teixeira a frente da Secretaria Municipal de Educação.

Na oportunidade o prefeito ressaltou que o transporte escolar é parte fundamental para o crescimento dos alunos, uma vez que o serviço prestado pela administração favorece o rendimento escolar diminuindo o tempo de espera do transporte público

De acordo com a atual Secretária, Viviane Dutra, esses veículos trarão mais segurança e conforto para os alunos que utilizam diariamente este meio de trasporte. Desde o início desta gestão já foram adquiridos 5 ônibus novos dois micro-ônibus, totalizando 7 unidades.

Viviane explica que o Município foi contemplado com os micro-ônibus por meio de adesão ao Programa Caminho da Escola, do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O programa do Governo Federal visa dar segurança no transporte escolar, padronizar os veículos e o principal, diminuir a evasão escolar permitindo o acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida nas classes comuns das escolas públicas de ensino regular e a oferta do atendimento educacional especializado, de forma complementar ou suplementar, garantindo a transversalidade da educação especial em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino

Os veículos possuem equipamentos e mobiliários necessários para apoio aos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, como os seguintes:

Plataforma elevatória veicular;

Áreas reservadas (box) para a acomodação da cadeira de rodas com o seu ocupante ou cão guia;

Poltronas preferenciais, com cinto de segurança subabdominal;

Sistema de comunicação para informação aos estudantes com deficiência visual ou auditiva;

Suspensão a Ar; Comunicação visual interna e externa, com simbologia específicas e sinalização tátil de todas as informações e orientações disponíveis.

Investimento Total de R$548.100,00 sendo S$57.081,57 de contra partida do Município.

Participaram da Solenidade de entrega, o Prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, os secretários municipais, de Governo e Gabinete, Paulo Ramos; de Educação, Viviane Dutra; de Planejamento e Orçamento, José Luís Correa; da Fazenda, Marcelo Machado, vereadores, Zézo, Preto, Branquinho e Neuza Machado Teixeira além de professores e diretores de escolas, membros do governo e comunidade em geral.

Texto: Fábio Medeiros / Fotos: Eduardo Porto