Na manhã da última terça-feira (30), aconteceu no auditório da SMED, a formação “Ressignificando saberes, desenvolvendo habilidades” com a palestrante Tamara Bittencourt. A palestra faz parte das formações realizadas em 2018 sobre os estudos da BNCC.

Para o ano de 2019, o propósito é a apropriação do Referencial Curricular Gaúcho e a construção do Documento Orientador de Alvorada.

Durante o evento, a palestrante alinhou com o grupo de supervisores presentes o aprofundamento dos estudos nas escolas, o mapeamento das habilidades constantes no RCG e a construção, junto aos professores, além de contribuições a serem contempladas no documento, primando pela participação coletiva na elaboração do mesmo.

O Conselho Municipal de Educação de Alvorada foi representado pela conselheira Márcia Antunes, que vem acompanhando o processo de planejamento das ações da Secretaria acerca da construção do Documento Orientador do Município.

Entenda o que é BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é algo inédito em nosso país, pois descreve os objetivos de aprendizagem para cada área do ensino infantil e do 1º ao 9º ano do fundamental.

Já adotada em vários países, a Base é vista como um documento essencial para melhorar a qualidade do ensino isso porque estabelece, detalhadamente, quais habilidades e competências os alunos precisam dominar até o fim de uma determinada etapa. A Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Fábio Medeiros/ Fotos: Divulgação