A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou na noite de segunda-feira (02) a aula inaugural dos cursos de preparação para o trabalho integrante do curriculum da parte diversificada da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O evento ocorreu no Centro Municipal de Educação Profissional Florestan Fernandes e contou com a presença de diretores, coordenadores, professores e alunos das turmas do EJA.
Na oportunidade os alunos foram recepcionados pela Secretária de Educação, Neuza Machado Teixeira, acompanhada pela diretora da escola, Viviane Dutra.

Durante o ato inaugural, a Neuza Machado falou da importância dos estudos na vida das pessoas. “Esse é um passo muito importante na vida de vocês. Tenho orgulho de participar desse momento em que a busca pelo conhecimento é mais forte que os problemas enfrentados no dia a dia. Parabéns a todos e tenham certeza que sempre que precisarem as portas da Secretaria de Educação estarão abertas para receber todos. Agradeço, ainda, ao prefeito Appolo, que sempre apoiou todas as formas de garantir uma educação de qualidade e direito a cursos profissionalizantes”, finalizou a Secretária.


A EJA é uma modalidade da Educação Básica destinada a jovens, adultos e idosos que buscam a conclusão do Ensino Fundamental de forma diferenciada. O currículo e a metodologia dialogam com o mundo do trabalho e as vivências dos sujeitos jovens e adultos, valorizando os saberes construídos ao longo da vida.
Atualmente a EJA no município atende aproximadamente 723 alunos, sendo 130 do EJA diurno das escolas, Justo e Antônio de Godoy, nas terças e quartas-feiras.


Os alunos do turno da noite, são das escolas Podalírio, Dom Pedro II, Emília de Oliveira, Gentil Machado de Godoy e Alfredo José Justo  e Paulo Freire. 
A Secretaria de Educação, também disponibiliza transporte aos alunos além de uma bela refeição aos estudantes.


Os cursos oferecidos aos estudantes são de auxiliar de escritório, operador de caixa, padaria, sala verde, robótica, informática e auxiliar de audiovisual.
Os cursos são oferecidos aos alunos da EJA e tem duração um semestre.

Texto e Fotos: Fábio Medeiros