fbpx

Na manhã desta segunda-feira 02, no Centro Municipal de Saúde, na av. Wenceslau Fontoura, aconteceu uma formação para os profissionais de Saúde de Alvorada. A palestra foi ministrada pelo Dr. Marcelo Vallandro, que atua no centro de Vigilância e Saúde do Município, e também para o Estado no Centro de Estratégia e Vigilância em saúde além do Centro de Operações de Emergência de Saúde Pública para o Coronavirus do Rio Grande do Sul. O assunto em pauta foi o novo vírus COVID 19.

A capacitação teve como principal objetivo partilhar informações e orientações junto aos profissionais que atuam nas redes de saúde de Alvorada e qualificá-los para respostas emergenciais diante dos casos suspeitos ou possíveis casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19).

O QUE É:

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Em sua grande maioria, as infecções causam doenças respiratórias leves a moderadas, parecidas a um resfriado comum.
Alguns coronavírus podem causar doenças graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Principais sintomas:

– Febre.
– Tosse.
– Dificuldade para respirar.
A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. A doença pode ficar incubada até duas semanas após o contato com o vírus. Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata.

Dados OMS

Neste primeiro encontro participaram os profissionais de Saúde do Hospital de Alvorada e do Centro de Saúde. A próxima capacitação ocorrerá no dia 04 de março às 14h no PAM 8 para os profissionais das das UBSs.

Texto: Carina Soares / Fotos: Eduardo Porto