Essa sexta-feira,dia 20 de novembro, acontece o Dia D contra a Dengue. A ação de conscientização, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, ocorre, das 9h às 16h40, com a montagem de um estande na praça Leonel Brizola, em frente ao prédio administrativo da Prefeitura de Alvorada. Distribuição de folders e orientação sobre os cuidados para a prevenção da dengue estão previstas na programação. Além disso, a bióloga Bibiana Ferreira adianta que vão apresentar mostras de exemplares da larva do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue).

Em abril deste ano, Alvorada registrou um caso autóctone (contraído na própria cidade), de um morador do bairro Jardim Algarve. Outros quatro casos importados (de pessoas que contraíram a dengue em outros estados) também foram registrados no primeiro semestre deste ano no município. Medidas como a pulverização e ações de bloqueio foram adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde. Do início do ano até o momento, foram identificados 1315 focos do mosquito da dengue na cidade.  O grupo, formado por 20 agentes de saúde e três supervisores, eliminam os focos assim que são identificados e alertam a comunidade que o mosquito está nas redondezas.  No momento, equipes atuam nos bairros Intersul e Umbu.

 

Saiba mais:

A Secretaria Municipal da Saúde lembra que a maioria dos focos, com larvas do mosquito transmissor da dengue, é encontrada em depósitos pequenos, como baldes, vasos de planta e garrafas. Além de pneus, piscinas e caixas d´água. Por isso, a bióloga Bibiana Ferreira lembra da importância de virar os recipientes que apresentarem água parada e escová-los.