fbpx

A atual administração vem trabalhando desde 2017 para que o prédio que seria da UPA seja colocado em funcionamento, ampliando e garantindo os serviços de saúde no município.
O processo para implantação da Unidade de Pronto Atendimento em Alvorada foi cancelado durante a administração anterior, em 2016.
Assim que o prefeito José Arno Appolo do Amaral assumiu, em 2017, juntamente com a Secretária da Saúde, Neusa Abruzzi, retomaram o diálogo com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com a finalidade de concretizar o serviço na cidade.
Na oportunidade os gestores municipais protocolaram junto ao Ministério da Saúde um ofício solicitando a utilização do prédio pelo município.
Após o protocolo junto a União aconteceram reuniões com a FAMURS, em Porto Alegre e Brasília, para agilizar os processos dos municípios que desejavam abrir serviços em saúde nos prédios fechados.
Em maio de 2018 foi assinado o Decreto 9380/2018, liberando os prédios para serviços em saúde originalmente pactuado, porém não contemplava as UPAS canceladas.
No mês de novembro de 2018, o Ministério da Saúde lançou a Portaria 3583/2018, autorizando o município a apresentar o projeto de readequação do prédio.
A Secretária Municipal de Saúde apresenta em dezembro de 2018 o projeto ao Conselho Municipal de Saúde, CIB e CIR. Aprovado.
Em janeiro de 2019 foi entregue o projeto de Alvorada ao Ministério da Saúde, sob o Protocolo: 2500 019 549 2019 60
Em fevereiro de 2019 estamos aguardando portaria de composição do Ministério da Saúde que avaliará os projetos.
Portanto o processo na reta final. Assim que for aprovado pela comissão será aberto um centro de serviços em saúde para atender a comunidade.
O cancelamento do processo por parte da administração anterior causou muitas dificuldades para reverter a situação, mas essa Administração não mediu esforços e buscou junto aos os órgãos e setores que trabalham em prol da saúde uma solução definitiva.
Conseguimos e estamos prestes a inaugurar um novo espaço de saúde para os alvoradenses.

Secretaria Municipal da Saúde