Rosemeri Ferreira Lopes

Professora da rede municipal

RESUMO

Este trabalho vem mostrar a importância da leitura para a construção do conhecimento, buscando a descrição compreensiva dos modos de olhar, sentir e vivenciar a importância da leitura na vida e no aprendizado da criança PARA ALCANÇARMOS um ensino de qualidade, o professor (a) precisa através do diálogo e outras técnicas, descobrir maneiras de despertar no aluno a curiosidade, a atenção e o prazer pela leitura.
Palavras-chave: Sala de leitura, livro e aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar a importância de sentir, olhar e vivenciar como vem sendo desenvolvida a leitura e a escrita, na E.M.E.F Ver. Cléo dos Santos nas turmas de 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos.
Apresentar a importância da leitura em sala de aula requer certas exigências, despertar o interesse da criança a um novo mundo de busca e compreensão, e ainda destacar a relevância da leitura para o desenvolvimento da escrita com novas palavras, adquirindo um amplo e considerável vocabulário.
2 Desenvolvimento

2. 1 Como incentivar a leitura em sala de aula.

Ao trazer a literatura para a sala de aula, o professor estabelece uma relação dialógica com o aluno, o livro, a sua cultura e a própria realidade.
Trabalhamos em grupos, incentivando a cooperação, coleguismo e o respeito para com o outro.

A sala de leitura proporciona a retirada de livros para a leitura e pesquisas, peças de teatro, contação de histórias com várias técnicas, filmes e outras formas de expressão artística.

O ambiente também proporciona acolhimento às necessidades especiais dos alunos, com harmonia e prazer para a criança e os adolescentes desenvolverem a hábito da leitura.

04060705

       

O ensino vem se adaptando as necessidades especiais dos alunos, respeitando o ritmo e a natureza dos processos de aprendizagem. Em nosso espaço eles agrupam-se com os colegas, onde estes auxiliam junto com o professor quando necessário, participando de todas as atividades propostas e realizando-as no seu tempo.

A inclusão escolar constitui uma proposta que apresenta valores simbólicos importantes, condizentes com a igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos, não é fácil, mas realizado com amor tudo se transforma.

O trabalho de leitura é realizado com diferentes tipos de textos, desenvolvendo a criatividade, abrindo portas para o mundo encantado da leitura.

0908

retorna sumario