Atividades ocorrem nos postos de saúde

A Prefeitura de Alvorada organiza duas atividades intituladas “Dia D” no próximo sábado, 13 de maio. Durante o dia, as unidades básicas de saúde, unidades de referência em saúde e Pronto Atendimento Municipal (PAM-8) estarão em pleno funcionamento para realizar vacinas contra o vírus Influenza e a pesagem volante do Bolsa Família. O horário de atendimento nos espaços de saúde do município será das 8 às 17h.

A primeira ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem como objetivo atender as pessoas que não podem comparecer aos postos de saúde de segunda a sexta-feira. A vacina é realizada anualmente por conta do vírus Influenza ser facilmente mutável.

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, indígenas, idosos, doentes crônicos e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas integram o grupo prioritário, que deve fazer a vacina da gripe. De acordo com o Núcleo de Imunização da SMS, espera-se que 36 mil pessoas sejam imunizadas.

Desenvolvida pela SMS, juntamente as secretarias municipais de Trabalho, Assistência Social e Cidadania e de Educação, a pesagem do Bolsa Família visa representar uma das condicionalidades para que as famílias recebem o benefício mensalmente. Crianças de zero a sete anos e mulheres de 14 a 44 anos devem se dirigir aos locais de saúde que recebem a atividade.

Além dos postos de saúde, a atividade vai contar um ponto extra de atendimento aos beneficiários, que será na Escola Municipal Alice de Carvalho, das 9 às 16h. Para realizar a pesagem é necessário levar o Cartão do Programa Bolsa Família (NIS).

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros/ Fotos: Arquivo CCS