Na manhã desta quarta feira (02), aconteceu a segunda reunião com representantes do Município sobre o tema “Rio Grande do Sul contra o abuso e a exploração sexual infanto juvenil”.

Reunidos no auditório da Secretaria de Educação discutiram projetos para conscientizar e capacitar profissionais que atuam na educação e cuidado infantil na cidade perante esse assunto tão importante, ensinando aos mesmos como lidar e encaminhar estes casos as entidades responsáveis.

O abuso e a exploração sexual são formas cruéis de violência contra crianças e adolescentes. E na maioria dos casos são praticados por pessoas próximas e de confiança da vítima, ou por conhecidos, o que torna o problema ainda mais complexo. Assim, a grande maioria dos casos nem chega a ser denunciado ou leva anos até que seja desvendado.

Lembrando que no Brasil o Disque 100, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, recebe, encaminha e monitora esse tipo de denúncia. DENUNCIE!

Estavam presentes os Secretários Municipais Nadir Machado (Educação), Paulo Ramos (Governo e Gabinete) e Gilberto Pereira (Trabalho, Assistência Social e Cidadania) além de representantes e apoiadores do projeto.

Texto e fotos: Endyel Costa / Edição e Revisão: Alexandre Ramos