Retrospectiva 2015 2

Página publicada no dia 28 de dezembro de 2015.

Veja aqui os principais acontecimentos relatados pelo site da Prefeitura de Alvorada. Basta clicar na imagem do selo de cada programa para acessar os conteúdos publicados ao longo deste ano. 

prefeitura CIDADÃHonestidade, trabalho e seriedade são valores que estão sendo resgatados por esta gestão, mas é necessário ir além. Planejar e executar ações é essencial para manter a transparência no município e essa tarefa é de responsabilidade coletiva. O Programa Prefeitura Cidadã – Participação e Transparência, além  de organizar as ações, reafirma a política de gestão.

 

 

melhores-caminhos

Qualificar e pavimentar as vias de Alvorada é uma preocupação para a gestão. A Prefeitura criou o eixo Melhores Caminhos – Pavimentando Nosso Futuro para organizar todas as ações que visam melhorar e ampliar a mobilidade urbana, que possui um histórico déficit de pavimentação que ultrapassa 300 quilômetros de vias. Uma das boas práticas resgatadas pela atual gestão é a Pavimentação Comunitária, projeto retomado em 2014, como nova regulamentação que resgata a credibilidade no setor público ao sanar o déficit de 15 ruas em que os moradores haviam contribuído sem retorno da Prefeitura.  Além da infraestrutura nas vias, o eixo reúne ações de educação no trânsito, melhorias na sinalização, construção de novos abrigos e blitz educativas.

 

cidade-limpa

A limpeza da cidade depende da consciência crítica de cada um que passa pelos perímetros urbanos alvoradenses. O Programa Cidade Limpa – Um compromisso de todos organiza ações de limpeza e de conscientização ambiental, que buscam evitar focos de lixo em várias frentes, seja na Secretaria de Educação, na Secretaria do Meio Ambiente  ou, até mesmo na Secretaria de Serviços Urbanos, que atua diretamente na limpeza dos focos de lixo já criados.  Além do recolhimento, o programa organiza as condições para o correto encaminhamento de todo o descarte urbano de acordo com as fases de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

 

cidade-criativa

Alvorada é uma cidade multicultural. Faz divisa com a Capital, está encravada no centro da Região Metropolitana e ainda conserva os ares e costumes de uma cidade do interior. O fomento à cultura passa a ter um grande reforço na formação de agentes culturais aptos a produzir, por meio de um sistema de cultura que está sendo regulamentado pela Prefeitura, com a participação dos principais movimentos culturais da cidade. O multiculturalismo presente em Alvorada cria um ambiente propício à criatividade que favorece o espírito de superação. Isso já é suficiente para que possamos afirmar que Alvorada é uma “Cidade Criativa”, onde “a gente faz acontecer”.

 

novos-espaçosAlvorada encerra o ano com diversas obras, que vão garantir mais saúde, inclusão social e qualidade de vida para a população. Entre elas, está a instalação da UPA 24 horas, três novas unidades de saúde, do Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu das Artes), do campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, a construção de unidades habitacionais através do programa Federal Minha Casa, Minha Vida, estudo das obras de contenção das cheias do Arroio Feijó, entre outras que devem começar em 2016.

 

 

alvorada 50 anos“Alvorada é uma cidade muito rica pela força de seu povo, porém essa qualidade contrasta com os resultados da produção econômica e a renda do município. Porém, tudo que existe é fruto do trabalho humano. E é no alvorecer do dia que os trabalhadores e trabalhadoras acordam e partem para a lida diária. E não poderia ser outro o nome de Alvorada. Nossa querida cidade que nasceu sob a marca do trabalho diuturno. Se o trabalho é fonte de toda riqueza, podemos dizer que nossa riqueza é o trabalho. Somos nós que fazemos o alimento, a vestimenta, o transporte e o deslocamento. Somos nós que educamos nossas crianças, curamos os doentes e cuidamos dos idosos. Nada acontece por acaso. Por detrás de tudo que se transforma há mãos, braços, troncos, pernas, mentes e coração”. (prefeito Professor Serginho) Leia o texto completo.

premio ari

No ano de 2015, Alvorada foi uma das cidades gaúchas mais atingidas pelas cheias. A situação dramática vivida pela cidade foi retratada pela reportagem especial do jornal O Alvoradense. Ao final do ano, a matéria foi reconhecida em primeiro lugar com o Prêmio ARI-Banrisul 2015, na categoria Webjornalismo.

 

 

pro agir

Em 2015 a Prefeitura de Alvorada tomou inúmeras iniciativas que visam diminuir gastos para poder investir mais na cidade. Veja as medidas adotadas neste ano e que devem permanecer até o final de 2016.

 

 

 

conversa publica

Acesse aqui o informativo da Prefeitura de Alvorada, Conversa Pública, que reúne os principais investimentos em políticas educacionais que se consolidaram ao longo de 2015.