Genice Alves de Oliveira

O presente artigo tem por objetivo, tornar público o que foi tratado apenas para uma parte restrita de servidores, durante os Relatos de experiências da rede municipal: compartilhando saberes e construindo a escola cidadã, evento este realizado nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II.

Na oportunidade procuramos tratar sobre os diferentes assuntos relacionados ao desenvolvimento do trabalho do segmento em questão, coube a mim discorrer sobre : a secretaria da escola e função do secretário escolar.

A Secretaria Escolar é a porta de entrada da escola para a comunidade externa, é também a produtora e guardiã da memória e da documentação da escola, de seus alunos e professores, e garante o controle de toda a situação escolar; atendimento, qualidade dos serviços, pois dela depende o bom ou mau funcionamento da organização escolar.

O pleno funcionamento da secretaria escolar está ligado diretamente ao perfil, à habilidade e à competência do profissional que responde por ela.
O responsável pela secretaria deverá compreender seu trabalho para além da área administrativa, no contato diário com alunos, professores, pais, servidores e comunidade; o secretário deverá desenvolver relações de respeito, de auto-estima e de cidadania, juntamente com seu diretor, responde administrativamente e legalmente pela documentação escolar.

Para compreender a importância do Secretário na vida da escola é necessário percebê-lo como o elo entre o administrativo e o pedagógico. Aquele que escreve a história da Instituição, a partir da história do aluno, aquele que articula, que se relaciona, transforma e contribui no dia-a-dia, de forma silenciosa, para a melhoria da escola.

O secretário é um dos elementos a quem a direção delega poderes e tarefas.

As atribuições do secretário escolar vão muito além da liderança da secretaria e das responsabilidades burocráticas. Pela quantidade de informações a que tem acesso, ele é um profissional essencial para pensar os processos estratégicos da escola.

Dentre as atribuições concedidas ao cargo estão:

1. Coordenar e executar as tarefas decorrentes dos encargos da Secretaria;
2. Organizar e manter em dia o protocolo e o arquivo escolar,
3. Manter organizado a coletânea de leis, regulamentos, diretrizes, portarias, circulares, resoluções e demais documentos;
4. Redigir a correspondência que lhe for confiada, lavrar atas e termos, nos livros próprios;
5. Rever todo o expediente a ser submetido ao despacho do Diretor;
6. Elaborar relatórios e processos a serem encaminhados às autoridades superiores;
7. Apresentar ao Diretor, em tempo hábil, todos os documentos que devem ser assinados;
8.Realizar matrículas,rematrículas e transferências;
9. Zelar pelo uso adequado e conservação dos bens materiais distribuídos à Secretaria;
10. Manter sigilo sobre assuntos pertinentes ao serviço.
11. Responder ao Censo Escolar Anual
12. Fornecer atestados,comprovantes ,declarações e históricos escolares
13. Responsável por planejar, coordenar e executar todos os trabalhos administrativos da escola dentro dos prazos estabelecidos, e também de participar das reuniões pedagógicas e de gestão escolar, com parceria direta com o diretor.

Há quem diga que a Secretaria é o coração da escola, pois sem ela não existe história do aluno, do corpo docente, dos funcionários e da instituição como um todo. É muito importante valorizar este departamento e considerá-lo dentro da política escolar, pois é a Secretaria a responsável por todos os eventos burocráticos e legais de funcionamento da instituição.

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