Patricia Conceição Moreira de Azevedo

Professora da rede municipal de Alvorada

O objetivo do relato era levar a “essência”do trabalho pedagógico, desenvolvido por mim. A retroalimentação de entusiasmo, vigor, paciência, equilíbrio e até mesmo resiliência.

Tópicos importantes do trabalho:
Comunicação informativa, bom-humor, parceria, inovação, apreço e domínio, auto-valorização, inspiração, estudo contínuo, desafiar-se, nutrir-se de conhecimento e absorvê-lo, honra, encantar-se e ter prazer e plena realização no que se propõe.

Fiz uma apresentação em Power point, intercalando o mental, emocional e motor, primei pelo movimento. As pessoas que se movem, movem o mundo! Falei da importância da saúde física, bem estar mental, relaxar, meditar e respirar. Tão importante quanto isto, relato de práticas objetivas que me auxiliaram no dia-a-dia, aprimorando índices de aprendizagem.

A criação de um grupo de WhatsApp com famílias da turma, foi uma experiência, construtiva, aproximadora, produtiva e via rápida de comunicação. Recomendo este recurso devidamente utilizado pode ser uma ferramenta extraordinária, com olhar zeloso ao que se destina.

O humor traz leveza a todos, gera reações químicas positivas e mostra mais facilmente a adaptação ao grupo, intimidade e torna o professor mais acessível aos estudantes. Um sorriso nos ilumina alma, acolhe e traz diversão ao ambiente.

Ahh as parcerias! A riqueza na união as pessoas aos projetos escolares, variedades de opiniões, ideais, qualificação específica de cada disciplina, torna metas individuais em coletivas, mostrou-se estratégia eficaz e rápida no alcance de objetivos. As pessoas se percebem representadas por uma equipe e não por uma pessoa.

O quesito “inovar” é primoroso, ter novidade seguidamente. Aprender com os estudantes, trazer á eles também novas possibilidades de experimentar. Nas ciências “as experiências científicas” são ótimas maneiras de deixar fluir e exercitar este propósito. As seqüências executadas de formas diferentes, a música ser uma presença constante, recursos variados, estímulos, como ser recebido por uma bela melodia ao entrar.

retorna sumario