A  Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação (SMPH), em conjunto com as secretarias do Meio Ambiente (SMAM), Obras e Viação (SMOV) e o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), realizaram nesta quarta-feira (29) a retirada de casas construídas de modo irregular entre a escola municipal Normélio Pereira de Barcelos e o arroio Águas Belas, no bairro Umbu. O Projeto que visa a recuperação ambiental do local transferiu os moradores que viviam na área, considerada de risco, para o Residencial Umbu 1.

Por serem construídas muito próximas do córrego, as casas eram atingidas pela água quando o leito se elevava. A distância de no mínimo 30 metros não era respeitada no local. Semanalmente, os agentes da SMPH, com as demais secretarias, acompanhados de fiscais ambientais e membros da Guarda Municipal, agem em conjunto para remover o restante das habitações que permaneceram na área. Em 60 dias, segundo a previsão dos fiscais ambientais, o estágio de desocupação estará concluído e a próxima etapa da recuperação ambiental entrará em ação.

No próximo passo do processo estão previstos o reflorestamento, construir uma praça e melhorar o acesso ao local. A comunidade que carece de áreas de lazer vai dispor de uma ampla área com estrutura para a prática de atividades ao ar livre em breve. A próxima ação será no dia 31/03 sexta-feira.

Texto: Mauricio Velasques / Edição-Revisão: Celso Dornelles/ Foto: Magno Derlon