Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico. Por isso que nesta terça-feira (04), um furgão com 600 livros estacionou na Escola Municipal de Ensino Fundamental – Cecília Meirelles, localizada no bairro Aparecida, para deixar a disposição dos alunos obras de grandes clássicos da literatura e também de autores modernos.

O furgão faz parte do projeto cultural Book Truck, uma iniciativa aprovada através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, desenvolvido pela VR Projetos Culturais em parceria com a Prefeitura Municipal de Alvorada, através das Secretárias de Educação e Cultura, Esporte e Juventude e patrocinada pela Unimed Porto Alegre.

O interior do furgão oferece uma sala de leitura climatizada com acervo de livros para todas as idades e mais áudio livros e exemplares em braile para os visitantes cegos ou com baixa visão. Além disso na área externa, oferece um espaço de convivência e lazer equipado com mesas, cadeiras, pufs, almofadas e tapetes de leitura.

O projeto já passou por 09 cidades beneficiando cerca 3.000 pessoas e nessa terça-feira (04) chegou a Alvorada na Escola Municipal de Ensino Fundamental – Cecília Meirelles e até quinta, o furgão visitará escolas públicas da cidade. Já na sexta e sábado as atividades culturais serão na Praça Leonel de Moura Brizola em frente a Prefeitura Municipal de Alvorada.

Na cerimônia de abertura, a Diretora da Escola, Priscila Duarte contou do interesse dos alunos pelos livros e também ressaltou que já são desempenhados outros projetos literários no âmbito escolar, como o “Livro Viajante” e a “Sacola Literária”.

Os alunos receberam entusiasmados durante o lançamento do projeto o mascote “Bookinho” e participaram de uma contação de histórias.

Também estiveram presentes na cerimônia o Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Juventude, Alcides bolico e a Secretária Municipal de Educação, Neuza Machado e o Diretor da VR Projetos Culturais,  Renato Paixão.

Confira a programação:

04/09 – Escola Municipal Cecília Meirelles-9h

05/09 – Escola Municipal Rui Barbosa–9h

06/09 – Ginásio Municipal Tancredo Neves-9h

07/09 até 08/09 – Praça Central João Goulart-9h

Texto: Gabriela Turella / Revisão e Edição: Celso Dornelles/ Fotos: Magno Derlon