O Governo do Estado através dos servidores e coordenadores da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e Sine de Alvorada apresentaram ao prefeito Appolo, nesta terça-feira (24), em uma reunião, o programa prioritário “Tô Ligado – Conectando Trajetórias”. A ação será executada de 2019 a 2022, tendo como objetivo a promoção da proteção social de adolescentes e jovens da rede socioassistencial, com foco no risco de abandono e evasão escolar, prevenção das situações de violência, e com o projeto “SINE na escola – Meu Primeiro Emprego”, buscar potencialização, qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho.

Durante a apresentação do programa ao prefeito José Arno Appolo do Amaral, a coordenadora do Sine Rosa Feijó, falou das atividades que serão desenvolvidas pelo FGTAS que será o responsável pela prestação de serviços, através do Sine Móvel, e pelo desenvolvimento de atividades de orientação sobre o primeiro emprego e o empreendedorismo, nas escolas do Município.

Conheça o Programa

O Programa “Tô Ligado!” será desenvolvido de forma integrada com outros dois programas prioritários do Governo do Rio Grande do Sul: o RS Seguro e o Jovem RS Conectado no Futuro.

Serão beneficiadas 169 escolas, que contabilizam 116.232 alunos dos Municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Viamão.

A escolha das cidades deve-se ao fato de representarem 45% da população gaúcha, em 2017, e registrarem 71% das mortes violentas, 88% dos roubos a pedestres e 88% dos roubos de veículos, de 2009 a 2018.

Texto: Carina Soares /Edição e Revisão: Alexandre Ramos /Fotos: Eduardo Porto