Professores de educação física da rede municipal de ensino se reuniram no Salão Nobre da Prefeitura para organizar a participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Durante a manhã desta terça-feira, 25 de abril, com a presença do secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Alcides Bolico, foi abordada a participação do Município nesta competição, que vai contar com três formas de participação: competitivo, cooperativo e inclusivo. Entre as formas estão infantil e juvenil.

A “ParaJergs” ocorre no dia 13 de maio, às 9 horas, na Praça Central João Goulart, na parada 48. Durante a manhã haverá atividades cooperativas para os estudantes com alguma deficiência ou Altas Habilidades. As práticas esportivas serão slickline, capoeira, ritmos, circuito desportivo adaptado, bocha olímpica e xadrez. Em caso de condições climáticas adversas, a atividade será transferida.

A volta do Município na participação dos jogos foi anunciada no dia 18 de março, em reunião no gabinete do prefeito Appolo, com presença do vice-prefeito Valter Slayfer, a secretária de Educação, Neuza Machado Teixeira, e o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Alcides Bolico, quando foi assinado o documento de contratação dos serviços de arbitragem e premiação do evento esportivo. Também participaram do ato a Coordenadora Regional de Educação da 28º, Marta Ribeiro de Ávila, o coordenador do JERGS da 28º CRE, Fernando Ramos, e professores conhecidos por serem participantes ativos do torneio.

Etapa Alvorada

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) – etapa Alvorada iniciarão com a abertura oficial marcada para o dia 12 de maio no Ginásio Municipal Tancredo Neves. Na ocasião, os representantes das escolas da cidade devem comparecer e manifestar a vontade em participar do campeonato entre instituições de ensino. A atividade começa às 9 horas. Entre os objetivos do torneio esportivo estão ampliar a integração da rede escolar, respeitar as diversas formas de manifestação e atuação da educação física escolar e oferecer práticas esportivas adaptadas e inclusivas aos alunos com deficiência/altas habilidades.

A participação na JERGS são divididas em três formas: a competitiva destinada as escolas que estiveram presentes na competição ano passado; a cooperativa para as instituições de ensino que tenham interesse em participar, sem cunho competitivo e sem obrigatoriedade de documentação e uniformes; e a inclusiva para todos os colégios, com participação livre, independente de faixa etária. A JERGS nesta edição é organizada nas categorias infantil – de 12 a 14 anos, e juvenil – de 15 a 17 anos.

São modalidades da JERGS etapa Alvorada: futsal, vôlei, basquetebol, handebol, slick line, capoeira, ritmos, atletismo e práticas desportivas adaptadas. Após a fase municipal, os jogos contam com as fases de Coordenadoria, Regional e Final Estadual. O campeão em cada categoria vai participar da Seletiva RS, que é o enfrentamento das escolas públicas e privadas para definir quem vai representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).

Texto: Leonardo Ferreira / Revisão-Edição: Fábio Medeiros / Foto: Leonardo Ferreira