No último sábado (09) as professoras Carla Zarbato e Jaqueline Bolter representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED) participaram do Seminário Internacional de Educação Inclusiva: da escola à sociedade, cidade de Lisboa em Portugal.

No início das atividades todos participantes receberam o material personalizado, após isso foram divididos grupos de 15 pessoas.

Confira abaixo as atividades realizadas:

-Um passeio guiado, mostrando as dificuldades e acessibilidade nos espaços públicos as pessoas com deficiência.

– Jantar debate com o tema: “Inclusão na sociedade moderna. Como acontece?”.

– Dança do Fado com grupo de vivência com adultos com deficiência intelectual leve a moderado. O poder da música no processo de inclusão.

Carla Zarbato relatou a experiência de implementação do 4º Centro Municipal Educacional de Atendimento ao Autista do Estado em Alvorada.

Nossa Município vem enfrentando muitas dificuldades em relação a inclusão, onde há um aumento de alunos autistas na rede, alunos com nível severo, onde observamos o sofrimento escolar destes e a dificuldade das famílias e da escola” finalizou.

Ainda explicou que a partir de análises e reflexões, buscou-se a implementação de um centro de educação para o TEA (Transtorno do Espectro Autista), que trará mais qualidade de vida para as famílias, um melhor desenvolvimento das potencialidades dos alunos, dando uma estrutura as escolas e os professores. Este trabalho tem enfoque multidisciplinar e com atividades de vida diária.

Os resultados esperados foram alcançados, os alunos e pessoas com espectro autista do município estão apresentando uma melhora na adaptação escolar, aumentando a suportabilidade e interagindo melhor não só com a família, mas com a sociedade em geral.

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Alexandre Ramos /Fotos: Divulgação