A Prefeitura Municipal de Alvorada através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta segunda-feira (02) no Salão Nobre a abertura da Primeira Semana de Conscientização do Autismo de Alvorada, esse projeto tem como objetivo a inclusão social do autista na sociedade. Na oportunidade realizada a palestra “Entendendo o autismo” para as mães presentes no local.

O Autismo também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), é um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Atualmente, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante o evento foi apresentado a todos a carteirinha de atendimento preferencial, aprovado na câmara de vereadores, através do projeto de lei Nº3.133, de autoria da vereadora Cláudia Girelli, que estabelece prioridade no atendimento em órgão públicos e nos estabelecimentos privados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

De acordo com a secretária de saúde, Neusa Abruzzi, a proposta desse encontro é conscientizar sobre o que é o Autismo e suas características. “precisamos trabalhar em rede para garantir não só direitos mas também deveres. O autismo ainda não tem cura, e, por isso o diagnóstico precisa ser precoce”. Comentou Neusa.

Após o encontro, as representantes da GAOFAA, acompanhadas das secretárias Neusa Abruzzi e Neuza Machado Teixeira, compareceram ao gabinete do Prefeito Appolo para apresentar a carteirinha de atendimento preferencial que será entregue as mães ou responsáveis pelas crianças.

Estavam presentes na ocasião a Secretária da Saúde, Neusa Abruzzi, a Secretária da Educação, Neuza Machado Teixeira, o Vereador Leandro Tur representante da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Simone Falcão representando o Secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania Alexandre Lobão, além da presidente da GAOFAA, Sandra Simonetti

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO:

03/04 – Palestra – Nutrição e Autismo

Ana Lúcia Czerny – Nutricionista

Horário: 09h ás 12h

Local: Salão Nobre

04/04 – Palestra Fadergs – Políticas Públicas

Clarissa Beleza – Representante da Faders Acessibilidade

Horário: 09h ás 12h

Local: Salão Nobre

05/04 – Palestra Psicopedagogia e Autismo

Mariliane Barcellos Silva Dias – Psicopedagoga Clínica

Horário: 09h ás 12h

Local: Salão Nobre

06/04 – Palestra Avaliação Psicológica e Neuropsicológica do TEA

Susani Luzia Silva Oliveira – Psicológica

Horário: 09h ás 12h

Local: Salão Nobre

08/04 – Caminhada pela conscientização do autismo

Concentração: Parada 47 em frente a farmácias associadas

 

 

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Fábio Medeiros / Fotos Magno Derlon