Na manhã desta sexta-feira (31), a Prefeitura de Alvorada através das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, realizaram o encerramento e a premiação das escolas participantes do I concurso de Lanches Saudáveis nas Escolas do Município, no Salão Nobre.

O concurso teve como objetivo incentivar a prática de uma alimentação saudável, variada, nutritiva e saborosa, além de promover educação nutricional no âmbito escolar e potencializar esforços em torno da prevenção e controle da obesidade infantil de forma mais efetiva.

As escolas inscritas no curso apresentaram uma receita de alimentação escolar saudável e passaram por duas etapas de avaliação. A primeira etapa da avaliação das receitas foi realizada pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a segunda foi realizada por uma comissão de convidados.

No evento, antes de iniciarem as premiações a Nutricionista Adriana Britto realizou uma homenagem a todas as Nutricionistas presentes, em alusão ao Dia da Nutricionista comemorado nesta data (dia 31 de agosto).

Em seguida foram divulgados os resultados do concurso e as manipuladoras de alimentos das escolas participantes receberam um kit contendo: camiseta do concurso, medalha e certificado de participação, além disso foram sorteados outros brindes.

Na ocasião o Secretário-Geral de Governo e Gabinete, Paulo Ramos representou o Prefeito Municipal, José Arno Appolo do Amaral e comemorou o sucesso do concurso.

Estou orgulhoso de estar aqui hoje, agradeço o empenho dos manipuladores de alimentos das escolas participantes e espero que esse concurso sirva de modelo, se expanda para outras escolas do Município”, concluiu Paulo Ramos.

Estavam presentes na ocasião, a Secretária Municipal de Educação, Neuza Machado Teixeira; a Coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde, Neusa Donato representando a Secretária Municipal de Saúde Neusa Abruzzi e a Diretora do Núcleo de Alimentação Escolar, Joseane Níquel.

Confira o resultado do I concurso de Lanches Saudáveis nas Escolas do Município:

1º Lugar – EMEF Guilhermina do Amaral, com a receita

Lasanha de pão integral” (315 pontos).

Premiação: Passeio para quinta da estância e Duas sessões da peça teatral “Abra a Boca e Feche os Olhos” do Grupo Teatral Luz e Cena.

2º Lugar – EMEF Padre Léo, com a receita “Bolo Fit” (313)

Premiação: Duas sessões da peça teatral “Abra a Boca e Feche os Olhos” do Grupo Teatral Luz e Cena.

3º Lugar – EMEF Cecília Meireles, com a receita Bolo Fit de Banana (309 pontos)

Premiação: Duas sessões da peça teatral “Abra a Boca e Feche os Olhos” do Grupo Teatral Luz e Cena.

4º Lugar – Escola Estadual Stella Maris, com a receita “Lasanha Legal” (300 pontos)

Premiação: Duas sessões da peça teatral “Abra a Boca e Feche os Olhos” do Grupo Teatral Luz e Cena.

5º Lugar – EMEF Nossa Senhora do Carmo, com a receita “Suflê de Folhas Maravilha” (278 pontos)

Premiação: Duas sessões da peça teatral “Abra a Boca e Feche os Olhos” do Grupo Teatral Luz e Cena.

6º Lugar – EMEF Paulo Freire , com a receita “bolo de maça” ( 273 pontos)

7º LugarEMEF Cléo do Santos, “Torta de Espinafre” (268 pontos)

Texto: Gabriela Turella/Revisão e Edição: Fábio Medeiros/ Fotos: CCS