Na tarde da última sexta-feira (08), a Prefeitura municipal de Alvorada realizou em parceria com diversas secretarias a festa de integração “Dia da Família” dos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida Umbu I e II.

A festa “Dia da Família” fez parte das atividades do projeto técnico social realizado no Município pelo SENAC-RS e teve como objetivo promover a inclusão e a qualidade de vida das famílias beneficiadas com as novas moradias.

O evento contou com o apoio das secretarias municipais de Planejamento e Habitação (SMPH), Saúde (SMS), Educação (SMED), Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Meio Ambiente (SMAM), Serviços Urbanos (SEMSU), Cultura Esporte e Juventude (SMCEJ) , Trabalho Assistência Social e Cidadania (SMTASC) e da Guarda Municipal de Alvorada.

Ao longo da tarde foram ofertados aos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida Umbu I e II serviços de verificação de pressão e diabetes, oficina de jardinagem, manutenção de energia elétrica nos empreendimento, confecção de carteira para passe livre dos ônibus intermunicipais para pessoas com deficiência e altas habilidades, oficina de dança, cortes de cabelo gratuitos, brechó solidário, barraca de pinturas artísticas para crianças, jogos lúdicos e a solicitação de demandas referentes a segurança e mobilidade dentro do empreendimento. 

Além disso o evento contou com a apresentação cultural do Ballet Cultuart, as bailarinas do grupo apresentaram as coreografias: boneca, esmeralda e bailarina.

Em meio as comemorações os moradores dos empreendimentos tiveram a oportunidade de expor e comercializar diversos produtos. A moradora Kely Rodrigues comercializava um saboroso café, docinhos e salgadinhos, seu vizinho Samuel ofertava um delicioso pão caseiro e um cachorro quente. Enquanto isso a moradora, Dona Neca em sua barraquinha oferecia uma variedade de salgados e doces a todos os presentes.

A participação e dedicação da comunidade juntamente com a Prefeitura e as secretarias fez com que a ¨Festa da família¨se tornasse um sucesso, a criançada aproveitou o dia entre brinquedos e brincadeiras e o Algodão doce da Palhaça ¨Patatᨠoferecidos pela tia Maria, adoçaram a tarde ensolarada da sexta-feira.

Na oportunidade a secretária municipal de educação (SMED), Neuza Machado Teixeira anunciou aos moradores e aos presentes o projeto de construção de uma escola de grande porte, com 12 salas de aula que atenderá 800 alunos, do 1º ao 9º ano. O anúncio da construção da escola foi muito bem aceito pelos moradores do bairro que puderam ver a planta da obra e tiveram as dúvidas explicadas pela secretária.

Consultado sobre a execução da obra o prefeito Appolo afirma que se os recursos não forem repassados pelo Governo Federal, a obra será bancada pelo Município.

¨Essa obra é de suma importância para esta comunidade ordeira e trabalhadora”. Afirmou Appolo

Estiveram presentes o secretário geral de governo e gabinete, Paulo Ramos representando o prefeito José Arno Appolo do Amaral, o secretário municipal de planejamento e habitação, Vladimir Massa; a secretária de meio ambiente, Angela Amaral; a secretária municipal de educação Neuza Machado Teixeira, a diretora pedagógica da SMED Carla Pacheco; representando a secretaria municipal de segurança e mobilidade urbana, a diretora de transporte Sheila Pedroso; a coordenadora do SENAC, Maíra Silveira e representando a caixa, Adriane Correia.

Texto: Gabriela Turella/ Revisão e Edição: Celso Dornlles/ Fotos: Carina Soares