Na manhã desta segunda-feira (22), a Prefeitura Municipal de Alvorada realizou por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RS), e a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), a cerimônia de abertura da 1a aventura no horto de Alvorada, dentro das comemorações da Semana da Água, que ocorre entre os dias 22 e 26 de outubro.

São parceiros dessa iniciativa empresas da comunidade Alvoradense, Redemac Carlesso, Maderocha, Sr. Rudi Guzati, J.P Madeireira, Ferragem Pasqualini e rede de supermercados Oliveira.

Dando início a cerimônia a Secretária Municipal de Educação, Neuza Machado Teixeira ressaltou o objetivo do projeto de conscientizar as crianças sobre o descarte correto do lixo e o cuidado com os recursos hídricos.

Começa aqui a nossa realidade quanto educação e quanto escola, vocês são o nosso futuro e eu acredito em vocês,” finalizou Neuza Machado Teixeira.

Durante a sua fala a Secretária de Meio Ambiente, Angela Amaral agradeceu a todos envolvidos no projeto especialmente a equipe da SMAM pelo seu empenho e dedicação. Destacou também a importância desse momento para o aprendizado das crianças e o contato com a natureza.

Em seguida foi realizada a premiação dos alunos da Escola Herbert José de Souza que participaram do evento com desenhos relativos ao tema “Semana da Água”.

Os alunos que tiveram seus trabalhos premiados receberam das mãos das autoridades um troféu relativo ao primeiro concurso artístico da aventura no Horto de Alvorada.

Lugar – Milene Cardoso

Lugar – Rafaela da Silva

3º Lugar – Giulia Fonseca

Logo após a premiação o Secretário-Geral de Governo e Gabinete, Paulos ramos que na ocasião representou o Prefeito José Arno Appolo do Amaral destacou o empenho dos professores e da equipe da SMAM por possibilitarem esta experiência aos alunos.

Encerrando a cerimônia de abertura das atividades do 1º aventura no Horto Municipal, os alunos das escolas municipais Herbert José de Souza e Padre Léo Seidel visitaram as estandes relacionadas aos recursos hídricos, em um aprendizado dinâmico e divertido.

A programação foi dividida em roteiros, em quatro estandes diferentes:

-EMATER: Abordando sobre resíduos orgânicos domésticos contaminantes de solo e água. Erosão hídrica do solo e cobertura vegetal preventiva.

-SMED: Com Jogos pedagógicos e separação de resíduos.

-CORSAN: Abordando sobre o tratamento e a qualidade da água

-SMAM: Com uma trilha ecológica as instalações e a flora do horto

Estiveram presentes também representando a EMATER a Sra. Mônica Moreira, representando a Corsan a Gerente Rosangela Hartmann e os Empresários Rudi Guzati e Luis Oliveira, que durante a cerimônia foram convidados a se juntarem as autoridades oficiais.

Texto: Gabriela Turella/ Revisão e Edição: Celso Dornelles/ Fotos: Magno Derlon