Diversas secretarias municipais, comunicação social e o gabinete da Primeira-Dama, que organizam as atividades do Dia Internacional da Mulher, se reuniram ao longo da manhã desta segunda-feira, 6 de março. A pauta foi definir os últimos preparativos para a tarde de serviços realizada pela Prefeitura de Alvorada no próximo sábado, 11 de março. As atividades são alusivas à data comemorada em 8 de março.

Participaram do encontro a Primeira-Dama Jaci Appolo, as secretárias municipais de Saúde, Neusa Abruzzi, e de Educação, Neuza Teixeira Machado; e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Newton Zanino; e de Trabalho e Assistência Social e Cidadania, Alexandre Lobão.

Dia Internacional da Mulher em Alvorada

Com início previsto para as 14 h, a ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher vai ocorrer na praça João Goulart, na parada 48. Orientações em saúde com serviços de DST, tuberculose, planejamento familiar, solicitação de mamografia, nutrição saudável e saúde bucal estão disponíveis à comunidade. Além disso, palestras, sobre o tema “Empoderamento da Mulher”, “Alimentação Saudável”, “Planejamento Familiar”, aulas de zumba, estande com corte de cabelo, manicure e maquiagem completam a programação do evento na praça central.

Outra atividade prevista para o dia é a abertura das Unidades Básicas de Saúde, com atividades para o público feminino. Nos postos de saúde, as mulheres poderão solicitar procedimentos médicos, encaminhamentos para a mamografia, coleta de citopatológico de colo uterino, conhecido popularmente como exame de “papanicolau’, realização de testes rápidos; orientações e prescrições de planejamento reprodutivo. O horário de atendimento será das 8h às 17h.

Saiba mais:
No dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data é relativa a uma série de reivindicações e conquistas de direitos das mulheres, sobretudo no âmbito trabalhista.

Serviço

O quê: Dia Internacional da Mulher.
Quando: 11 de março (sábado).
Onde: Nas unidades básicas de saúde e na Praça João Goulart.

Confira a programação:

Atividades nos postos de saúde: (das 8h às 17h)
Coleta de CP (Papanicolau);
Solicitação de mamografias;
Realização de testes rápidos;
Orientações e prescrições de anticoncepcionais.

Evento na Praça Central: (das 14h às 18h)
Realização de testes rápidos;
Solicitação de mamografia;
Estande de planejamento familiar;
Distribuição de preservativos;
Orientações de tuberculose;
Atividades com profissional de educação física;
Dia da beleza com Embeleze;
Orientações em saúde e saúde bucal.

Texto: Ivan Júnior/ Edição/Revisão: Fábio medeiros/ Fotos: Ivan Júnior