O município de Alvorada foi afetado por fortes chuvas nas últimas semanas. Um total de 174 pessoas estão desabrigadas. Parte delas foi acolhida no Centro Profissional Anísio Teixeira (rua Wanceslau Fontoura, n°558) – que abriga 50 pessoas – e as outras 124 estão abrigadas no Ginásio Municipal Tancredo Neves. O número de desalojados é de 3040 pessoas, que buscam abrigo na casa de amigos e familiares.

Entre os bairros atingidos estão Americana, Nova Americana e Vila Barcelos, havendo 76 ruas cobertas pelas águas, totalizando 10.984 pessoas atingidas em todo o município. A Prefeitura de Alvorada montou um posto móvel, localizado no encontro das ruas Itararé e Anita Garibaldi. No local há uma unidade móvel de saúde que realiza orientação médica, curativos, Teste de glicose,medição da pressão arterial, exame HGT – teste de glicose – vacinas contra a gripe e antitetânicas. Em média são realizados 50 atendimentos por dia.

No local, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social está com um posto de atendimento, no qual é feito o encaminhamento de atestado de trabalhos, que comprovam que o morador que solicitou o serviço foi atingido pelos alagamentos. O Ônibus da Cidadania também esteve no local durante a última semana. A extensão da Loja Social – que efetua a distribuição de roupas e acessórios de forma itinerante – ficou no posto móvel até o último domingo e ontem, dia 19 de outubro, esteve presente na Vila Barcelos, onde realizou a distribuição de roupas e acessórios.

Um dos moradores da Americana que utiliza os serviços do posto Móvel é o aposentado José Paulo Bandeira, de 62 anos que destacou a presença da unidade móvel de saúde: “É bem legal essa iniciativa, eu uso a unidade pra medir a pressão, glicose. Eu e minha companheira na verdade. Gosto também porque deixa a gente mais tranquilo, por conta da situação que estamos passando”.

Por conta da situação que o município esta passando, a Prefeitura de Alvorada solicita a  doação de alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, cobertores, colchões, roupas de cama e toalhas de banho. Os donativos devem ser levados para a Central de Doações na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, (rua Wenceslau Fontoura, nº 126, Nova Americana).