A Prefeitura Municipal de Alvorada, através da Secretaria Municipal da Saúde, tem investido pesado para garantir atendimento de qualidade para os alvoradenses.

Nesses primeiros 2 anos de governo são diversas conquistas na área da saúde, que passo a passo vão devolvendo aos alvoradenses o sentimento satisfação e pertencimento a cidade.

Melhorar a saúde e a qualidade de vida da população é um desafio constante para todo gestor. Aqui isso é levado a sério”, enfatiza o prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral. “Os cidadãos sempre exigirão o melhor, e com toda razão. Então precisamos estar atentos a esses anseios, investindo e melhorando as condições de atendimento da área da saúde. Sabemos que ainda existem gargalos que precisam ser resolvidos e é pra isso que estamos trabalhando”, finaliza.

Para Secretária da Saúde, Neusa Abruzzi, “o principal objetivo da saúde é preservar a vida e o bem estar das pessoas. Para isso estamos trabalhando forte em ações que beneficiem toda população. E o trabalho realizado tem colhido bons frutos”.

Veja algumas das conquistas que estão melhorando as condições de atendimento na área da saúde:

REFORMA DAS UBSs

As Unidades Básicas de Saúde Campos Verdes, Umbu, Cedro, Piratini, Nova Americana, Santa Clara e Intersul foram reformadas. A estruturação e o fortalecimento da atenção básica propõe uma estrutura mais acolhedora e dentro dos melhores padrões de qualidade, promovendo condições adequadas para o trabalho em saúde e melhoria do acesso e da qualidade da saúde para prestar um bom atendimento ao cidadão.

ACADEMIAS DE SAÚDE

Foram inauguradas as Academia Pública de Saúde nos Jardim Algarve e Americana. Os equipamentos estimulam a prática de exercícios físicos de forma regular, a fim de melhorar a qualidade de vida dos alvoradenses. Os locais contam com estrutura coberta além de banheiros, lavatórios e sala de apoio.

REATIVAÇÃO DO BLOCO CIRÚRGICO AMBULATORIAL

Agora o PAM 8 realiza pequenas cirurgias e procedimentos como colocação de DIU, vasectomias, biópsias, suturas, colposcopias entre outras.

AMPLIAÇÃO DO HORÁRIO DE ATENDIMENTO DO PAM 8

O Pronto Atendimento Municipal (PAM 8) ampliou seu horário de atendimento. Agora funciona das 8h às 23h.

SALA DE AUDIOMETRIA

O PAM 8 passou a contar com sala de audiometria com isolamento acústico e uma profissional de fonoaudiologia especializada para realizar os exames no local facilitando o diagnóstico precoce de doenças.

EMISSÃO DE EXAMES ONLINE

A Secretaria da Saúde disponibilizou a emissão dos resultados de exames laboratoriais de forma virtual, através do site wwww.alvorada.rs.gov.br.

REABERTURA DAS UBS TIJUCA

Os moradores do bairro Tijuca e arredores voltaram a contar com a UBS local. Com modernas e amplas instalações, a unidade está equipada com recepção, consultórios e salas de atendimento odontológico.

PRÉ-NATAL DO PARCEIRO

Programa que promove o vínculo do parceiro com a gestante e a criança, ajudando a reduzir a violência doméstica.

SAÚDE NA PRAÇA

Projeto que estimula a prática de exercícios físicos de forma regular e orientada proporciona a comunidade acesso a atividade físicas e de lazer em diversos locais da cidade.

AMPLIAÇÃO DO HORÁRIO DE VACINAÇÃO

No PAM 8 o horário de vacinação foi ampliado a agora atende de segunda a sexta, das 8h30min às 12h; das 13h às 17h; e das 17h30min às 20h.

AGENDAMENTO ELETRÔNICO

O PAM 8 conta com agendamento eletrônico de consultas de clínico geral, odontologia e pediatria

FARMÁCIA MUNICIPAL

Conta com profissionais capacitados e fornece milhares de medicamentos, atendendo em média cerca de 500 pessoas por dia. Os remédios são receitados em consultas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento Municipal (PAM8) e distribuídos de forma gratuita A listagem de medicamentos disponíveis pode ser consultada através do site www.alvorada.rs.gov.br.

FICANDO A PAR

Projeto realizado pela Secretária Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretária Municipal de Educação (SMED) que ofereceu aos professores da rede pública do município capacitação sistemática em saúde e educação sexual, em trabalho de sensibilização nas escolas durante o ano letivo deste ano.

SECRETARIA DA SAÚDE EM MELHORES INSTALAÇÕES

A Secretaria da Saúde, que antes funcionava junto ao PAM 8, agora conta com amplas instalações para atendimento ao público, autorização de exames e procedimentos e setor administrativo.

MUTIRÃO DO EXAME

Em uma ação para reduzir a fila de espera para realização de exames, a Secretaria da Saúde disponibilizou a realização de 4 mil exames: Ultrassonografias, Densitometrias, Ecocardiograma, Teste Ergométrico, Holter e Mapa e Ressonâncias.

CAMPANHAS DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde acompanhando os movimentos nacionais promove durante o ano as campanhas temáticas de cada mês.

21 de março Dia Mundial da Síndrome de Down: Alusivo ao cromossomo 21 com 3 pares, causa da síndrome, e foi estabelecida em 2006 e busca focar na visibilidade do tema, para reduzir a origem do preconceito.

Maio Vermelho: no mês da luta contra o câncer bucal e promoção da saúde bucal o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) disponibiliza para a população exames de boca para identificação precoce da doença, orientações em sala de espera e encaminhamentos de alterações. O serviço é gratuito e aberto para toda a população.

Julho Amarelo: mês de luta e prevenção das hepatites virais, que são as principais causas de câncer no fígado.

Agosto Dourado: mês de conscientização sobre a importância da amamentação que ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança, trazendo também benefícios para a saúde da mãe diminuindo o risco de hemorragias pós-parto, o risco de câncer de mama e de ovário e ainda ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao seu peso ideal.

Setembro Amarelo: mês de conscientização e prevenção ao suicídio.

Setembro – Dia D Vacinação:14 vacinas disponibilizadas: tuberculose, poliomelite, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningite, febre amarela, hepatite, difteria, tétano, entre outras. As vacinas são disponibilizadas em todas as Unidades de Referência de Saúde (URS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Outubro Rosa: as mulheres de Alvorada participam de diversas ações de conscientização com o objetivo de incentivar o autoexame e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Novembro Azul: mês de prevenção e conscientização contra o câncer de próstata. Nesse período o PAM8 conta com atendimento especial para os homens, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, com solicitações de exames médicos e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites.

Novembro D contra o Diabetes: campanha para conscientizar as pessoas sobre a doença e a importância do tratamento, conseguindo assim parar com o crescimento de casos de diabetes.

Dezembro Vermelho: mês de combate a AIDS/HIV conta com atividades de prevenção e detecção da doença, prestando serviços de Teste Rápido de HVI, Sífilis, Hepatites, Distribuição de folders, preservativos e orientações.

SIM – Sistema Integrado da Mulher: referência para atendimento as mulheres, o SIM oferece diversos serviços de acolhimento, acompanhamento e encaminhamento para especialistas. Em breve atenderá em novo endereço com melhores e amplas instalações para melhor servir a população.

Texto: Fábio Medeiros