Em ato que contou com a presença do prefeito José Arno Appolo do Amaral, a Prefeitura de Alvorada, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), marcou de forma oficial na manhã desta quinta-feira, 19, o início das atividades do Centro Municipal Profissionalizante Adelino Ferreira Borba, voltado à capacitação profissional da população mediante a oferta de cursos gratuitos para jovens e adultos.

O secretário de Governo e Gabinete, Paulo Ramos enalteceu a trajetória profissional e espiritual do homenageado, Adelino Ferreira Borba, fundador da Sociedade Espírita Simão Pedro.

Em sua fala Ramos expressou que desde criança já frequentava a Casa Espírita e lembrou que uma das preocupações de seu Adelino, estava relacionado com a falta de qualificação profissional das pessoas, ofertando na ocasião, cursos profissionalizantes em várias áreas, com o intuito de profissionalizar as pessoas para o mercado de trabalho. Exaltou a postura do prefeito Appolo, lembrando que uma das ações que sempre nortearam seu governo, está relacionada com a capacitação profissional das pessoas.

Segundo a secretária de Educação Nadir Machado, o trabalho de toda nossa equipe vai ser sempre no sentido de fortalecer os laços entre a Educação e a Qualificação Profissional. Neste novo espaço vamos estar sempre oferecendo mais atividades, cursos que vão ensinar profissões, promover a emancipação das pessoas”, destacou a secretária.

Em sua fala, o prefeito Appolo com muita alegria parabenizou a obra que agrega, sonhos, profissão e futuro. “Desde o início de nosso governo projetamos investir em Saúde e Educação, porque para nós o mais importante era salvar vidas, e proporcionar para nossas crianças uma educação de qualidade, com uniforme escolar e uma merenda saudável. Quando fui prefeito em 1992, criamos o centro profissionalizante Milton Santos que para nós é motivo de orgulho, hoje poder inaugurar este mais novo Centro Profissional, que vai proporcionar qualificação para nossos munícipes, além de homenagear seu Adelino, cidadão do município que deixou um legado”, finalizou o prefeito.

O Centro Profissionalizante oferece cursos de capacitação profissional, totalmente gratuito, formando cerca de 1200 alunos por ano, em um universo de 24 cursos. O novo programa Municipal funciona na rua Três, Nº 19, Bairro Bela Vista, parada 43.

Marcaram presença o secretário de Governo e Gabinete Paulo Ramos, secretário de Administração Luiz Carlos Telles, secretário de Obras Liberto Mentz, secretário de Planejamento Márcio Barcellos, secretário de Habitação Vladimir Massa, secretário de Serviços Urbanos José Luis Correa, Secretário de Assistência Social Gilberto Pereira, secretária de Educação Nadir Machado, secretário de Meio Ambiente Rodrigo Ferreira, secretário de Mobilidade e Segurança Urbana Sérgio Coutinho, secretário de Cultura e Esportes Alcides Bolico, secretária de Saúde Neusa Abruzzi, vereadores Delanor Biff Lagos (Preto), Airton Pacheco, Neuza Machado, Juliano Marinho e Gerson Luiz.

Texto: Alexandre Ramos / Fotos: Eduardo Porto