As secretárias municipais de Saúde e Educação, Neusa Abruzzi e Neuza Machado respectivamente, se reuniram durante a tarde da última quinta-feira, 16 de fevereiro. Na oportunidade, foi apresentado o projeto “Ficando a Par” a pasta de Educação. O trabalho de conscientização, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a pasta de Educação, será reimplementado em escolas da rede pública de ensino. O Coordenador do Programa de Planejamento Familiar da SMS, DR. Darci Barth também esteve na reunião.

O objetivo é promover espaços de reflexão e conscientização entre pais, estudantes e alunos para que todos saibam de suas responsabilidades na construção de uma sexualidade mais segura e saudável do adolescente. O projeto oferece palestras e oficinas didáticas preventivas, levando informações aos adolescentes, esclarecendo dúvidas e trabalhando à sua sexualidade. A previsão é que o trabalho de conscientização inicie no fim de março, dando prioridades a regiões que registram altos índices de gravidez na adolescência.

Mesmo assim, outras instituições de ensino já podem solicitar o serviço, encaminhando um ofício ao Programa de Planejamento Familiar de Alvorada, localizado no Pronto Atendimento Municipal (PAM-8). O documento deve ser enviado com as seguintes informações: nome da escola, telefone, nome do solicitante, qual tipo de atividade será desenvolvido, faixa etária, quantidade de alunos, data prevista e levantamento das adolescentes gestantes matriculadas no colégio. As atividades podem ser realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite.

Capacitação de Professores

O projeto “Ficando a Par” também oferece uma capacitação para docentes da rede pública de ensino interessados em trabalhar a temática. O objetivo desta ação é viabilizar um trabalho de sensibilização nas escolas, abrangendo toda a comunidade escolar.

Confira os temas abordados pelo projeto: sexo, gênero e sexualidade; anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino; puberdade e adolescência; valores/família; ficar/namorar; construção da autoestima; identidade sexual; homossexualidaee; métodos contraceptivos; aborto; masturbação; drogas; violência/ abuso sexual; DST/AIDS.

Serviço:

O quê: projeto “Ficando a Par”, do Programa de Planejamento Familiar.
Onde: PAM-8 (Rua Roberto de Souza Feijó, 147).
Contato: pelo 51 3411-6447 e pelo e-mail: ficandoapar@hotmail.com .

Texto: Ivan Júnior/ Revisão: Fábio Medeiros/ Foto: Divulgação SMED