Na manhã da última segunda-feira (14), ocorreu a caminhada que deu início a Semana da Luta Antimanicomial, com a participação de dezenas de pessoas que percorreram a Avenida Presidente Getúlio Vargas entre as paradas 46 e 48 com balões e cartazes alusivos a campanha.

A abertura oficial aconteceu na Praça Leonel Brizola e contou com a presença do Prefeito José Arno Appolo do Amaral e dos vereadores Branquinho, Gerson Luis, Reginaldo Rocha e Zézo.

Ao final da caminhada a Secretaria da Saúde Neusa Abruzzi enfatizou a importância da realização deste trabalho no município agradecendo a dedicação e o comprometimento de todos os profissionais da saúde envolvidos neste projeto.

A Semana da Luta Antimanicomial acontece de 14 a 18 de maio, onde a Prefeitura Municipal de Alvorada através da Secretária Municipal de Saúde realizará diversas atividades com o intuito de lembrar e fortalecer a promoção do cuidado da saúde em liberdade, rompendo o modelo realizado em hospitais psiquiátricos, propondo a garantia de direitos, reabilitação e a inclusão social, especialmente efetivados nas ações desenvolvidas nos CAPS (Centro de Capacitação Psicossocial), nas UBSs e em todos os outros pontos da rede de saúde mental.

Saiba mais: o dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Fábio Medeiros/ Foto: Magno Derlon

Ainda não existem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados (*).