Projeto “Mulheres Na Construção Civil em Alvorada”, foi apresentado ao prefeito Appolo na manhã do dia 20 de abril, sexta-feira. Este projeto visa criar cursos profissionalizantes destinados às mulheres alvoradenses. Além da capacitação o projeto prevê ainda a inserção das mesmas no mercado de trabalho.

Este projeto já existe em diversas cidades e tem como finalidade capacitar mulheres para atuar no ramo da construção civil, pois acredita-se que seja uma área pouco explorada pela mão de obra feminina. O aumento de oportunidades àquelas mulheres que buscam entrar no mercado de trabalho também é objetivo dessa iniciativa.

Na reunião foi cogitada ainda a possibilidade de haver atividades “casadas” entre o EJA (projeto Educação de Jovens e Adultos) e o projeto. Estas atividades “casadas” seriam aquelas que são presentes nas duas iniciativas, portanto precisam de uma única execução, agilizando o processo de capacitação das alunas.

Na oportunidade o prefeito Appolo falou sobre a importância destes cursos e qualificação profissional. “Acredito que somente através destes cursos profissionalizantes e capacitações poderemos realmente inserir nossa comunidade no mercado de trabalho”. Finalizou Appolo

O encontro também contou com a presença da secretária Neuza Machado Teixeira, Secretaria Municipal de Educação (SMED); Alexandre Lobão, Secretário do Trabalho, Assistência Social de Cidadania (SMTASC) e de representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Além de Rosa Feijó coordenadora das políticas públicas para as mulheres.

Entenda o projeto

Cento e oitenta mulheres do Município de Alvorada que vivem em situação de vulnerabilidade social serão capacitadas em cursos voltados à construção civil. Com apoio do governo do estado e do Município contarão ainda com auxílio-transporte e refeições no local.

 

Texto: Mauricio Velasques / Edição-Revisão: Fabio Medeiros / Fotos: Leonardo Ferreira