A Secretária Municipal de Educação, Viviane Dutra, esteve na cidade de Pelotas, reunida com a diretora do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, Débora Jacks e Artur Corrêa, Secretário Municipal de Educação e Desporto (SMED), do Município.

Na oportunidade, Viviane conheceu mais sobre o projeto implantado naquela cidade.

O centro em Pelotas é baseado na inserção do autista na sociedade e na escola por meio de terapias educacionais e orientações, tanto para os familiares da criança quanto para os professores, que são preparados para lidar melhor e otimizar o aproveitamento do autista em sala de aula.

Em Alvorada, o centro atenderá pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através de uma rede de educação inclusiva, trabalhando de forma articulada com as escolas e comunidade em geral, promovendo a interação e desenvolvendo suas potencialidades.

Na oportunidade, Viviane ressaltou que Alvorada tem evoluído no atendimento a inclusão na rede municipal de ensino. “Queremos tornar Alvorada referência no atendimento a pessoas com TEA, assim como fez Pelotas e outros municípios.

Para tanto estamos dando o primeiro passo para criação de um centro de atendimento”.

Segundo o prefeito José Arno Appolo do Amaral, “o projeto visa assegurar a inclusão escolar dos alunos orientando os sistemas de ensino para garantir acesso ao ensino regular com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis do ensino”.

Acompanharam a visita ao centro as assessoras Carla Zarbato, Luciana Vitória Littieri e o diretor João Cláudio Amaral Marques.

Texto: Fábio Medeiros