A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) em reunião nesta terça-feira, 11 de abril, apresentaram no salão nobre o plano de contingência do município. A COMPDEC, coordenada pelo Gabinete do vice-prefeito, Valter Slayfer, debateu diagnósticos das últimas cheias e planejamento de futuros alagamentos ou enxurradas. A secretária de Educação, Neuza Machado Teixeira e o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Vladimir da Silva e a secretária do Meio Ambiente, Thais Pena estiveram presentes durante o encontro além de representantes da Brigada Militar e sociedade civil.

O Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas de cada secretaria, para atender em caso de emergência, enchentes, ou calamidade pública. O plano contempla também informações detalhadas sobre as características das áreas atingidas. A COMPDEC está localizada junto a Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) na rua Maris e Barros, número 322, no bairro Americana. O atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h as 11h30 e 13h às 17h (Exceto em estado de emergência). Os telefones para contato são pelos números (51) 3044.8688 / (51) 99358.12.84/ (51) 99358.44.99.

O que é Defesa Civil?

Conceitualmente, a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei 12.608, de 10 de Abril de 2012) define como um conjunto de ações preventivas de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, além de preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

O que é COMPDEC, e quais suas atribuições?

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) é o órgão responsável pelo planejamento, articulação, mobilização e gestão do Sistema de Proteção e Defesa Civil, no âmbito do município. Declarar estado de Emergência e ou Calamidade Pública junto ao prefeito. Visto na Lei nº 12.608, de 10 de Abril 2012

Texto: Leonardo Ferreira / Revisão-Edição: Fábio Medeiros / Fotos: Leonardo Ferreira

Ainda não existem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados (*).