O Horto Municipal João Erli Berghenthal está localizado próximo aos entrocamentos da Rua Oscar Schik e Av. Frederico Dihl. O espaço é onde está instalada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Alvorada desde o início deste ano. Com a proximidade da sede da SMAM, um cuidado e uma atenção especial da equipe de funcionários está possibilitando mudanças e melhorias com a implantação de horta comunitária, caracol de ervas, entre outras ações.

Para acompanhar o dia a dia e trabalho realizado, o prefeito Appolo, e o vice Valter Slayfer acompanhados do secretário de Governo e Gabinete, Paulo Ramos, visitaram as instalações da SMAM durante a tarde desta terça-feira, 30 de maio. Nem o céu coberto de nuvens e os obstáculos criados por poças d’águas encontradas no caminho, atrapalharam o percurso feito pelos gestores municipais, que estavam acompanhados pela titular da pasta de Meio Ambiente, Thais Pena.

Logo que chegaram, foram recebidos pela secretária, que inicialmente apresentou as instalações da SMAM, desde a cozinha utilizadas pelos servidores até a sala de reuniões. Dando seguimento a agenda, a horta municipal implementada no local foi apresentada ao prefeito. Segundo o biólogo Augusto Azambuja, que também acompanhou a visita, a plantação tem como um de seus objetivos, servir de modelo as instituições de ensino do município que deram início as suas hortas escolares.

O projeto de Educação Ambiental está colocando em prática o programa de reaproveitamento ecológico de pneus, junto ao grupo de voluntários do movimento escoteiro da cidade. Aproveitando o momento, Thais Pena mostrou ao prefeito um dos locais em que a reciclagem dos materiais é feita. Após a comitiva pode ter contato com as mudas de árvores nativas do Estado. Pitangueiras e Jabuticabas são algumas das espécies presentes no viveiro visitado, que é utilizado para manter as plantas utilizadas para realizar a arborização de ruas, praças e avenidas do município.

Formado por quase 14 hectares, com uma visão privilegiada de Alvorada e cidades vizinhas, o Horto Municipal é utilizado pela secretaria para visitas relacionadas a Educação Ambiental. Um dos locais que são utilizados e apresentados aos estudantes, que também foi mostrado ao prefeito foi o “caracol de ervas”, que reúne plantas aromáticas e medicinais, além de temperos.

Um dos últimos espaços visitados foi a “coleção de espécies” de árvores nativas do Rio Grande do Sul, que estão sendo ou foram recentemente plantadas. Entre as espécies arbóreas que estão dispostas no Horto Municipal estão: Erva mate, espinheiro santo, palmito-juçara, além das matas atlântica e de araucária. Antes do encerramento do roteiro, o prefeito e o secretário foram até o galpão em que ficam as ferramentas e utensílios utilizados pelos funcionários da SMAM.

Na parte interna, estava César Vandelinde da Silva realizando a pintura de um pneu, que já passou pelo processo de reciclagem. Appolo, Paulo Ramos e o Vice-prefeito, Valter Slayfer conversaram com o servidor, que explicou qual será a utilização do material reciclável: “quando estiver pronto será um vaso, que será exposto durante as atividades da Semana do Meio Ambiente na praça João Goulart”. Além do vaso, um sofá e uma xícara originários do mesmo utensílio de reciclagem serão expostos no evento, com o objetivo de mostrar a comunidade as maneiras de se reaproveitar pneus.

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Celso Dornelles/ Fotos: Ivan Júnior